Turquia presenteia a Lituânia com drone de ataque Bayraktar para que doe à Ucrânia

Durante uma visita à empresa Baykar nesta semana, Vilius Semeska, vice-ministro da Defesa da Lituânia, conheceu o local onde são montados os famosos drones turcos de ataque Bayraktar TB2, equipamento que está sendo usados pela Ucrânia em sua defesa contra a invasão russa.

O ponto alto da visita, que se tornou conhecido a partir de uma declaração feita pela própria Baykar em sua conta do Twitter, foi o fato de a Turquia ter doado um drone à Lituânia, para que ela repasse para a Ucrânia, que, por sua vez, o usará como parte de sua defesa.

“Ficamos sabendo com Vilius Semeska, vice-ministro da Defesa da Lituânia, que a campanha sensível do povo lituano foi concluída com sucesso. Forneceremos um Bayraktar TB2 para a Lituânia. Solicitamos que todas as doações arrecadadas sejam enviadas pela Lituânia como ajuda humanitária para a Ucrânia”.

Segundo outro membro do governo lituano, o ministro da defesa nacional, Arvydas Anusauskas, a ideia da Lituânia era comprar o drone com doações arrecadadas junto ao povo lituano. No entanto, a Turquia ofereceu o equipamento de graça, embora sem as munições.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Grupo que está criando nova empresa aérea no Brasil sai do...

0
A companhia explica que cumpriu as suas obrigações para com os credores quase dois anos antes do previsto e tornou-se a primeira companhia