
Durante uma visita à empresa Baykar nesta semana, Vilius Semeska, vice-ministro da Defesa da Lituânia, conheceu o local onde são montados os famosos drones turcos de ataque Bayraktar TB2, equipamento que está sendo usados pela Ucrânia em sua defesa contra a invasão russa.
O ponto alto da visita, que se tornou conhecido a partir de uma declaração feita pela própria Baykar em sua conta do Twitter, foi o fato de a Turquia ter doado um drone à Lituânia, para que ela repasse para a Ucrânia, que, por sua vez, o usará como parte de sua defesa.
“Ficamos sabendo com Vilius Semeska, vice-ministro da Defesa da Lituânia, que a campanha sensível do povo lituano foi concluída com sucesso. Forneceremos um Bayraktar TB2 para a Lituânia. Solicitamos que todas as doações arrecadadas sejam enviadas pela Lituânia como ajuda humanitária para a Ucrânia”.
Segundo outro membro do governo lituano, o ministro da defesa nacional, Arvydas Anusauskas, a ideia da Lituânia era comprar o drone com doações arrecadadas junto ao povo lituano. No entanto, a Turquia ofereceu o equipamento de graça, embora sem as munições.
Litvanya halkının duyarlı kampanyasının başarıyla tamamlandığını Savunma Bakan Yardımcısı @VSemeska‘dan öğrendik.
— BAYKAR (@BaykarTech) June 2, 2022
Litvanya’ya 1 adet #BayraktarTB2 sağlayacağız.
Toplanan bağışın tamamının Litvanya tarafından Ukrayna’ya insani yardım olarak gönderilmesini rica ediyoruz.
🇹🇷🇺🇦🇱🇹 pic.twitter.com/YDLP7ajsAb