Uau: Israel promete voos diretos de Tel Aviv para Meca, cidade sagrada do islã

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu prometeu lançar voos diretos para a cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita, se vencer as eleições de terça-feira.

Foto de Stefan Krasowski, CC BY 2.0 via Wikimedia

“Vou trazer voos diretos de Tel Aviv a Meca”, disse Netanyahu em entrevista à TV no sábado, numa sinalização que sugeria o estabelecimento de laços normalizados com a Arábia Saudita. O político se referiu ao grande número de muçulmanos em Israel. Embora não haja aeroporto em Meca, ele talvez tenha se referido a Medina, uma cidade próxima usada pelos peregrinos em trânsito.

As especulações sempre foram altas no último ano da administração Trump de que tais laços iriam se concretizar sob a rubrica dos Acordos de Abraão, nos quais Israel estabeleceu relações normalizadas com quatro estados árabes, mas os laços com a Arábia Saudita nunca se materializaram. Recentemente, a Arábia Saudita, no entanto, concedeu direitos de sobrevoo a Israel, algo que havia negado ao Estado judeu no passado.

Na entrevista, Netanyahu elogiou esses quatro acordos e prometeu que mais quatro acordos seriam finalizados. Ele também elogiou seus laços estreitos com o presidente dos EUA, Joe Biden, que conhece há mais de três décadas, e com o presidente russo, Vladimir Putin.

O relacionamento com Putin, disse ele, era particularmente importante quando se tratava de garantir a capacidade da Força Aérea de Israel de operar por via aérea na Síria, de modo que pudesse atacar alvos relacionados ao Irã e impedir que Teerã se entrincheirasse naquele país.

Quando questionado sobre o impacto das tensões EUA-Rússia em suas relações com os dois países, ele disse que sabia como manter o curso em ambos os casos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias