Início Aviação Militar

Ucrânia abate, de uma vez, 3 caças Sukhoi Su-34 da Rússia

A Força Aérea da Rússia teve hoje um de seus piores dias desde que invadiu a Ucrânia, com a perda de 3 caças Fullback de uma só vez.

Imagem: United Aircraft Corporation

Nesta manhã, caças russos decolaram para fazer um ataque no lado oeste do Rio Dnipro, na cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, porém, foram confrontados pelo sistema de mísseis MIM-104 Patriot, de fabricação americana.

O governo de Kiev logo informou que 3 caças Sukhoi Su-34 Fullback, a versão de ataque e bombardeiro do lendário Su-27 Flanker, foram abatidos com sucesso ao tentar atacar o país.

O Su-34 é o caça mais utilizado pela Rússia para atacar a Ucrânia, já que reúne as características de bombardeiro enquanto é altamente veloz e manobrável, ao contrário do Su-25 ou dos pesados bombardeiros Tupolev.

Desta mesma maneira, ele tem sido o avião de combate mais derrubado pela Ucrânia, chegando hoje a 24 caças abatidos.

Logo após a Ucrânia informar sobre o abatimento, surgiu uma imagem de rastros (contrail) de mísseis Patriot disparados, e o canal do Telegram Fighterbomber, que é administrado por um piloto militar russo aposentado, confirmou a perda de um avião e sua tripulação, depois modificando o texto para o plural.

Ele destacou que dias atrás foi alertado que outro caça Su-34 quase foi abatido na mesma região, ao ser avistado (iluminado) por radares inimigos e não conseguir sair facilmente da mira deles, apesar de não terem disparados mísseis.

Mais tarde neste dia de hoje, surgiram imagens do resgate de uma tripulação feito por um helicóptero Mi-8, indicando que ao menos 2 dos 6 pilotos na missão conseguiram se ejetar.

O abate dos 3 caças coincide com o anúncio do Japão de transferir parte de suas baterias Patriot, utilizadas como linha de defesa contra a Coreia do Norte, para a Ucrânia, reforçando a defesa do país invadido.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile