Ucrânia afirma ter abatido grande avião IL-76 da Rússia com tropas dentro

Um jato cargueiro militar Ilyushin IL-76 da Rússia com até 80 tropas paraquedistas dentro teria sido abatido na Ucrânia, segundo o governo local.

© Dmitry Terekhov

O jato soviético é o principal transportador de tropas de vários países que eram membros da URSS, incluindo a própria Ucrânia e a Rússia. O avião quadrimotor é conhecido pelo seu design exótico, que inclui várias janelas na parte de baixo do nariz, já que ele foi desenhado para ser usado como bombardeiro de forma adaptada.

Apesar do uso militar, ele é também amplamente utilizado por companhias aéreas cargueiras do globo, sendo figura frequente no Brasil, como a última visita em janeiro no Aeroporto do Recife, operado pela empresa russa Volga-Dnepr.

Na configuração militar, segundo a fabricante Ilyushin, ele pode levar até 126 tropas de paraquedistas ou 145 soldados “normais”, que ocupam menos espaço e têm menos peso por não terem o equipamento de salto.

A informação foi divulgada pelo Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, afirmando que “A nossa Força Aérea abateu o IL-76 com paraquedistas inimigos na área de Vasilkova. Isto é vingança pelos ataques em Lugansk em 2014. Morte aos inimigos!”.

Além do Estado-Maior, o Comando da Força Aérea da Ucrânia também informou a derrubada do IL-76, e complementando que foi um caça Su-27 o responsável pelo ataque destrutivo ao avião russo com tropas:

Ainda não surgiram imagens do IL-76 abatido e não foi emitida uma confirmação por terceiros, mas as tropas russas têm acumulado baixas significativas, com números de soldados mortos superando os 800 e blindados perdidos acima de 100, sendo valores superiores às perdas ucranianas. Caso o abate se confirme, será a maior perda em um evento de tropas russas desde a Guerra do Afeganistão.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias