Início Mercado

Ucrânia está próxima de “por a mão” em uma aeronave Antonov An-124 russa apreendida no Canadá

A Ucrânia pode estar próxima de “confiscar” uma aeronave Antonov An-124 de propriedade da russa Volga-Dnepr que está parada no Aeroporto de Toronto, no Canadá, desde o início da guerra no país em fevereiro de 2022.

A medida faz parte de um novo pacote de sanções canadenses contra a Rússia após uma visita do governo ucraniano ao primeiro-ministro Justin Trudeau e à vice-primeira-ministra Christa Freeland, disse o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal em 16 de abril.

A uma publicação, Shmyhal comentou: “Novo pacote de sanções contra a Rússia do Canadá. Em particular, contra a empresa Volga-Dnieper. Preparando-se para confiscar a aeronave An-124 e outros ativos do agressor no Canadá e transferi-los em benefício da Ucrânia”.

O An-124 de matrícula RA-82078 está parado no Aeroporto de Toronto desde 27 de fevereiro de 2022, devido a restrições aplicadas pelo governo canadense às aeronaves russas em resposta à guerra. Em junho do ano passado, o governo canadense ordenou a apreensão do An-124 e disse que ele poderia ser entregue à Ucrânia uma vez apreendido.

O governo russo respondeu classificando a decisão do Canadá de apreender a aeronave como “roubo vergonhoso”.

A Volga-Dnepr supostamente enviou uma carta às autoridades canadenses pedindo a resolução amigável da disputa, mas ameaçou entrar com uma ação legal se não fosse encontrada uma acordo. No final do ano passado, a Volga-Dnepr Airlines processou o governo canadense pela apreensão da aeronave.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile