Ucrânia prende dois suspeitos de ajudar na destruição do avião Antonov An-225

Imagem: Polícia Nacional da Ucrânia

A investigação sobre a destruição do icônico avião ucraniano Antonov An-225 Mriya, o maior do mundo por mais de 30 anos, avançou com a prisão de dois diretores da companhia aérea estatal por parte do Serviço de Segurança da Ucrânia (SUB). Eles são acusados ​​de “obstruir as atividades” das Forças Armadas Ucranianas antes da invasão russa.

De acordo com a informação do The Kyiv Independent, o ex-diretor Serhiy Bychkov, o vice Mykhailo Kharchenko e o ex-chefe de segurança da aviação Oleksandr Netiosov foram acusados, mas apenas os dois primeiros foram presos, enquanto o terceiro está sendo procurado.

O Serviço de Segurança da Ucrânia acredita que os suspeitos proibiram intencionalmente os militares ucranianos de construir fortificações defensivas e barreiras ao redor do aeroporto de Gostomel, perto da capital, Kiev. Isso facilitou a chegada dos russos e a destruição do famoso avião An-225 Mriya e outras aeronaves de propriedade da empresa Antonov em 27 de fevereiro de 2022.

A prisão dos suspeitos ocorreu quase um ano após a demissão de Bychkov, em 29 de março de 2022, após a mídia noticiar que a administração da empresa Antonov State Enterprise não tomou as medidas apropriadas para salvar o avião. Se condenados, eles podem pegar até 15 anos de prisão.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias