Início Aviação Executiva

Última leva de jatos governamentais de luxo chega para a posse de Lula em Brasília

A última leva de comitivas estrangeiras, a maioria de países latinos, está chegando em Brasília nesta manhã de domingo para a posse presidencial de Lula.

Divulgação – Fuerza Aérea Española

Como o AEROIN abordou anteriormente, uma grande quantidade de jatos de luxo tem chegado na capital federal para a posse presidencial, incluindo algumas raridades como um dos últimos Airbus A340-200 e um exótico Ilyushin IL-96. E nesta primeira manhã de 2023 não foi diferente, chegando as delegações de países mais próximos do Brasil.

Espanha

O Reino da Espanha foi a última delegação europeia a chegar e trouxe uma outra raridade: um Airbus A310 de registro T.22-1, um dos primeiros jatos da fabricante francesa. O avião veio diretamente de Madri para Brasília, onde chegou no início desta manhã.

Ele foi acompanhado de um trijato Falcon 900 também da Força da Aérea da Espanha, de matrícula T.18-2 que chegou horas depois.

Colômbia

O vizinho ao norte do Brasil chegou com um 737-700 de matrícula FAC1219 e pintura característica militar, com a barriga branca e parte da fuselagem cinza, além de uma “máscara” negra em torno do para-brisa da cabine e um nariz preto, trazendo uma certa nostalgia.

Panamá

O país do canal mais famoso do mundo e que divide o continente americano como um todo, foi o segundo a vir com um jato fabricado no Brasil, no caso um Embraer Legacy 600 de matrícula HP-1A. O avião é a versão executiva do regional E135 e voou direto da Cidade do Panamá para Brasília, chegando no final da manhã na capital federal.

Suriname

Outro vizinho que veio com uma aeronave nostálgica foi o Suriname, que optou por um Fokker 70 de matrícula PZ-TFC para trazer sua comitiva para a posse em Brasília. O avião é da companhia aérea de bandeira do país, a Fly All Ways, empresa que tem voos esporádicos para o Brasil transportando passageiros.

Divulgação – Fly All Ways

Chile

Um dos associados mais importantes do Mercosul, o Chile, já era presença confirmada na posse, já que o presidente chileno Gabriel Boric é admirador declarado de Lula e foi um dos primeiros a parabenizar a volta do petista ao poder.

Para a chegada ao Brasil ele veio no Boeing 737-500 registrado FACH921 que serve à presidência, num voo direto de Santiago do Chile para Brasília.

Equador

O outro único país que não faz fronteira com o Brasil foi o segundo a vir com um jato executivo francês, no caso um trimotor Dassault Falcon 7X de matrícula FAE502, que voou de Salinas diretamente para Brasília nesta manhã de domingo.

Paraguai

Curiosamente, um dos vizinhos mais próximos do Brasil enviou seu jato não de seu país, mas sim do Uruguai. O jato executivo Cessna 680 Citation Sovereign de matrícula FAP-3001 decolou de Punta del Este para Brasília no meio desta manhã.

Sair da versão mobile