Última semana para contribuir com a consulta setorial da ANAC sobre simuladores e raios-X de aeroportos

Aeroporto de Macapá – Imagem: Patrícia Lanini – Divulgação: NOA

Os interessados têm até o dia 28 de março para enviar suas sugestões relativas à revisão da norma que regulamenta os simuladores e outros equipamentos de segurança no setor da aviação. A Consulta Setorial nº 2/2025 foi aberta pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 11 de fevereiro e está recebendo contribuições até o final deste mês.

A revisão proposta abrange alterações na Instrução Suplementar (IS) nº 110-004A, intitulada “Avsec – Recursos auxiliares à instrução: simuladores e outros recursos”. Esta Instrução regulamenta os equipamentos auxiliares utilizados na formação e capacitação dos Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC) e outros profissionais da área, incluindo simuladores de equipamentos de raios X e sistemas de projeção de imagens de ameaças (TIP), que são vitais para garantir a segurança em aeroportos.

O texto da proposta está disponível na plataforma Participa+Brasil, onde os interessados podem consultar as diretrizes e propor suas sugestões por meio de um formulário eletrônico acessível no portal.

As contribuições são essenciais para detalhar os meios aceitáveis para o cumprimento dos requisitos relacionados aos simuladores e sistemas de projeção de imagens, que são fundamentais para a formação dos APAC e outros prestadores de serviços no setor de aviação.

A ANAC enfatiza a importância da participação ativa do setor nesse processo normativo, promovendo a melhoria contínua das regulamentações que governam a aviação civil.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias