Último exemplar de testes do grande avião anfíbio chinês AG600 se junta aos ensaios de voo

O quarto exemplar do novo avião chinês AG600, na variante AG600M de combate a incêndios da família de grandes aeronaves anfíbias desenvolvida na China, realizou com sucesso um teste de voo em Zhuhai, província de Guangdong, no sul da China, informou a Aviation Industry Corporation of China (AVIC) neste sábado, 25 de fevereiro.

Segundo o portal chinês Global Times, como este quarto AG600 é a última aeronave do lote de produção destinado ao desenvolvimento e certificação, o sucesso do voo neste sábado indicou que a aeronave entrará totalmente na fase de ensaios de voo para garantir a certificação de aeronavegabilidade.

Durante o voo de hoje, o avião se comportou de forma estável no ar por 17 minutos e seus vários sistemas mantiveram condições estáveis, disse a AVIC ao Global Times.

A AVIC construiu quatro aeronaves AG600 para fins de pesquisa. O primeiro completou um teste de voo em terra em 31 de maio de 2022 e outro completou teste na água em 29 de agosto de 2022.

Com o codinome Kunlong, ou “dragão d’água” em chinês, a família de aeronaves AG600 está sendo desenvolvida para servir em missões de resgate de emergência. Pode ser usado no combate a incêndios florestais, busca e resgate marítimo e outras missões críticas de resgate de emergência.

Membro da família AG600, o AG600M foi projetado especificamente para combater incêndios florestais. Seu peso máximo de decolagem é de 60 toneladas, com capacidade de transporte de água de até 12 toneladas e autonomia de voo de até 4.500 quilômetros. Ele pode realizar voos de baixa altitude em baixa velocidade, permitindo que ele jogue água com precisão nos locais de incêndio.

Com o objetivo de obter a certificação de aeronavegabilidade para a variante de combate a incêndios em 2024 e para a variante de resgate em 2025, a aeronave será submetida a uma série de testes em 2023, confirmou a AVIC.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias