Último jato Embraer E190 da Azul decola para testes que antecedem sua despedida

Imagem: Azul Linhas Aéreas

No final de janeiro, o AEROIN informou com exclusividade sobre as programações finais de voos do último exemplar de Embraer E190 da frota da Azul Linhas Aéreas, que está prestes a partir do Brasil. O avião, de marca PR-AZA (msn 19000150), tem especial importância por ter sido um dos primeiros aviões recebidos pela empresa em seus primórdios e o modelo que deu o pontapé-inicial na aérea.

Na manhã desta segunda-feira (21), o avião finalmente decolou para a primeira etapa de sua despedida, tendo partido do aeroporto da Pampulha. No momento em que essa publicação foi escrita, o jato ainda estava em voo de provas.

Após os testes, o PR-AZA será trasladado para Confins e, de lá, voará para Portugal, onde ficará aos cuidados da OGMA, uma empresa de manutenção aeronáutica do grupo Embraer.

Apesar de se desfazer dos E190, a Azul Linhas Aéreas ainda segue em posse de uma grande frota de aeronaves Embraer, com cerca de 50 jatos E195 das gerações E1 e E2. Esse número deve dobrar nos próximos anos, considerada a encomenda que a empresa aérea possui junto à fabricante brasileira.

Ao longo de sua história, a Azul operou um total de 22 aeronaves do E190, muitos dos quais oriundos da JetBlue, empresa aérea que, assim como a brasileira, foi fundada por David Neeleman. Foi o avião que deu vida à empresa em seus primórdios, mas, com o tempo, foi perdendo espaço na frota e, por consequência, sendo gradativamente substituído pelos Embraer E195.

Em dezembro, a empresa devolveu o PR-AZL, primeira aeronave a chegar à companhia após sua fundação em 2008. Há quase dois anos a empresa não faz mais voos regulares com o E190.

Imagem: FR24
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias