Início Mercado

Último jato Embraer E190 da desaparecida TAME deixa o aeroporto aos pedaços e em caminhões

A venda dos últimos dois Embraer E190 da companhia aérea equatoriana Tame EP foi finalizada após um processo público de venda nacional e internacional iniciado no dia 15 de dezembro. O fato foi noticiado à época pelo jornalista de aviação equatoriano Nicolás Larenas e repercutido pelo AEROIN.

Com aquele passo, todas as aeronaves da anterior companhia de bandeira do Equador haviam sido vendidas, permitindo que a liquidação da empresa acontecesse, bem como alguns pagamentos pendentes aos fornecedores e passageiros que ainda aguardavam os reembolsos de seus bilhetes.

Foram vendidas, ao todo, duas aeronaves Quest Kodiak 100 e três Embraer 190, além de devolvidas várias aeronaves Airbus que a companhia operava sob regime de arrendamento antes do seu fechamento.

Os dois Embraer E190 finais, de registros HC-CGG e HC-CGF, estavam estacionados no Aeroporto de Quito e foram adquiridos pela empresa RASG Consulting INC R.P Jeffrey James Turk, após esta ter apresentado a melhor oferta econômica entre as quatro empresas internacionais interessadas.

A RASG Consulting pagou US$1,353,605 pelo HC-CGF e US$1,205.490 pelo HC-CGG, o que representou uma oferta de $100 mil acima do valor de avaliação base para cada aeronave.

Já era esperado que as aeronaves adquiridas não voltassem a voar e, ao invés disso, seguissem o mesmo processo de desmantelamento ao qual outro Embraer E190 foi submetido. Assim, as aeronaves serão utilizadas como fonte de peças de reposição para outras aeronaves Embraer em todo o mundo. Em vista de que não estão em condições de voar devido à ausência de motores e alto custo de manutenção.

A retirada do último exemplar do aeroporto de Quito aconteceu no fim de abril e foi compartilhada por Nicolás Larenas em suas rede sociais.

Embraer E190 da Tame – Foto: Aero Icarus / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile