Um Airbus A330 da Azul decolou para aquele que deve ser o último voo de sua vida

Um Airbus A330-200 da Azul Linhas Aéreas decolou nesta sexta-feira, 27 de janeiro, para aquela que deve ser a última viagem de sua vida. O jato, que tem matrícula PR-AIY (msn 365), deverá ser desmontado nos Estados Unidos, segundo uma fonte próxima da empresa aérea informou ao AEROIN.

No momento em que esta matéria foi escrita, o avião estava realizando o voo AD-9840 e sobrevoava o Caribe, após ter partido do interior de São Paulo por volta das 10h40 da manhã. O primeiro destino será Orlando, mas depois o A330 deve seguir para Marana, no deserto do Arizona, seu destino final.

O PR-AIY é uma aeronave fabricada em 2000 e, portanto, com quase 23 anos de idade. Foi entregue inicialmente para a Emirates e depois passou pelo grupo Virgin, antes de chegar à Azul em novembro de 2014. Entre 2016 e 2017, foi subarrendada para a TAP Air Portugal, e depois voltou à empresa brasileira, onde voou até o final de 2022.

Rastreamento do voo: FlightRadar24

O processo de desmontagem

O processo pelo qual passará este Airbus A330 é conhecido na aviação como part-out e refere-se à venda de componentes de aeronaves usadas em peças separadas para uso em outras aeronaves ou outros fins. É como um processo de desmantelamento de aeronaves, onde todos os componentes são separados e vendidos separadamente.

Os componentes mais comumente vendidos em part-outs incluem motores, hélices, sistemas de controle, cabines, conjuntos elétricos, sistemas hidráulicos, cabines de passageiros, bolsas de ar e turbinas. Estes componentes são geralmente vendidos para oficinas de reparação de aeronaves, companhias aéreas, operadores de aeronaves e outros que necessitam de peças de reposição para seus aviões.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias