Um ano após derrubar o Boeing 737 ucraniano, Irã se desculpa oficialmente

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Anna Zvereva via Wikimedia

Há exatamente um ano, um Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines era abatido sobre Teerã após ser confundido com um míssil inimigo. A Guarda Revolucionária Iraniana admitiu ter derrubado o avião logo após a decolagem em uma época de tensões aumentadas com os Estados Unidos.

No sábado passado, o Irã se desculpou oficialmente pelo abate do avião, citando o “aventureirismo americano” na região que causou a tragédia que matou 176 pessoas. Nessa semana, o governo iraniano informou que vai pagar um total de US$ 150.000 como compensação às famílias de cada uma das vítimas do avião ucraniano abatido, informou a agência de notícias IRNA nessa semana.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse que a investigação do exército sobre o incidente concluiu que o míssil que derrubou o avião foi disparado devido a “erro humano imperdoável”.

O avião ucraniano foi abatido logo após a decolagem em Teerã, quando as defesas do Irã estavam em alerta máximo, horas depois que o Irã disparou contra bases americanas no Iraque em retaliação a um ataque americano que matou um comandante iraniano no aeroporto de Bagdá.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias