Um avião Embraer E190 boliviano é esperado em Fortaleza na próxima semana

Foto: Amaszonas

A cidade de Fortaleza receberá um voo especial na próxima semana, operado por um Embraer E190 da empresa aérea Amaszonas. Será uma visita rara de tal aeronave, já que a companha boliviana não possui uma ligação aérea regular com a capital cearense.

O voo tem a finalidade de transportar a equipe de futebol do Bolivar, que jogará no dia 20 de maio contra o Ceará, no Estádio Castelão, valendo pela Copa Sul-Americana. Segundo a programação registrada na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os horários previstos para as visitas do E-Jet, configurado para 112 passageiros, são:

DIA 18 DE MAIO (terça) – Proveniente de Santa Cruz de la Sierra, a aeronave chega a Fortaleza às 21h55 locais no voo AZN-1952. A volta acontece uma hora depois, às 22h45, como AZN-1953.

DIA 20 DE MAIO (quinta) – Dessa vez vindo de La Paz, o jato tem previsão de pousar em Fortaleza às 23h50 como AZN-1954. Novamente, ficará pouco tempo no solo, para decolar 1h da madrugada do dia seguinte, de volta para a capital boliviana – como AZN-1955.

Nos primeiros meses da pandemia, a Amaszonas Bolívia chegou a realizar voos regulares para o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu por alguns meses, até suspendê-los devido à pandemia. No caminho inverso, a companhia voltou ao Brasil com uma série de fretamentos para São Paulo e, diante do sucesso da rota, acabou tornando as ligações regulares. No entanto, por conta do incremento nos casos de Covid-19 no Brasil e na Bolívia, no começo desse ano, o voo foi suspenso.

As operações da companhia boliviana são algumas das poucas realizadas com jatos Embraer E190 no Brasil, modelo que está sendo retirado da frota da Azul.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Airbus A350-900 Iberia

Pela sobrevivência infantil, Iberia usa aviões para levar carga do UNICEF...

0
Nestes últimos envios, foram transportadas mais de seis toneladas de materiais de saúde e medicamentos para melhorar a saúde e o bem-estar