Um avião fará até 320 aproximações em poucos dias em um só aeroporto; entenda

Aeroporto de Twente – Imagem: Google Earth

A partir de 22 de junho, um grande número de voos com uma aeronave específica acontecerá diariamente no aeroporto de Twente, na Holanda, um local de pouco movimento.

Uma aeronave de pesquisa voará várias vezes ao dia ao redor do aeroporto como parte de um projeto europeu com o objetivo de reduzir a poluição sonora para os moradores que vivem perto dos aeroportos. A ação é uma continuidade dos voos de aproximações que já foram realizados no aeroporto de Twente no outono de 2021.

O projeto europeu SONHOS busca formas alternativas de pousar como uma solução futura que seja menos prejudicial ao meio ambiente e cause menos ruído de pouso de aeronaves em áreas próximas (residenciais) a um aeroporto. No âmbito desse projeto, foram realizados vários voos no aeroporto de Twente em setembro e outubro, distribuídos por duas semanas. Agora haverá uma continuação.

Voos temporários

Para que a população da cidade fique ciente de que se trata de uma operação de pesquisa e não fique preocupada ou incomodada, o aeroporto holandês traz a público a programação prevista.

No período de quarta-feira, 22 de junho, a sexta-feira, 1º de julho, o Centro Aeroespacial da Holanda (NLR) realizará voos de aproximação com uma aeronave de pesquisa. Trata-se de um avião executivo, o Cessna 550 Citation II de matrícula PH-LAB, que conta com equipamento de medição a bordo.

Imagem: Alan Wilson / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

De acordo com a programação atual, a aeronave fará quatro voos quase todos os dias. Duas vezes pela manhã e duas vezes à tarde. Os voos só acontecem com tempo bom o suficiente e durante o período diurno. Cada voo leva aproximadamente 1 hora com a aeronave provavelmente fazendo oito circuitos, totalizando até 32 por dia, ou 320 em todo o período.

Dependendo da direção do vento, a aeronave se aproxima do aeroporto pelo Sudoeste ou pelo Nordeste. Ainda não é possível dizer com certeza, mas uma aeronave maior também pode fazer parte da investigação em 30 de junho ou 1º de julho. Provavelmente um Boeing 737.

Descobertas do piloto

Assim como no ano passado, desta vez a aeronave também se aproximará da pista por diferentes ângulos. Embora a diferença não seja tão perceptível, ela exige a atenção do piloto, pois essas aproximações alternativas são o foco da pesquisa desta semana.

Para pousar um avião, o piloto usa seus instrumentos. Em boa visibilidade, um piloto também vê luzes de cores diferentes ao lado da pista. Uma combinação específica das quatro lâmpadas das cores branca e vermelha no chamado PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) indica se o avião está chegando de forma ideal, muito alta ou muito baixa.

Para este estudo, além de um PAPI regular, existe um segundo PAPI móvel do outro lado da pista. Isso ajuda o piloto a fazer a aeronave seguir um “glide slope” (ângulo de descida) diferente. Normalmente, a aeronave se aproxima em um ângulo de três graus (ângulo da descida em relação ao nível horizontal). Desta vez, diferentes trajetórias de voo também serão um pouco mais íngremes, com um ângulo máximo de 4,49 graus.

Residentes nas proximidades

Aeroporto de Twente é um aeroporto relativamente tranquilo, com poucos movimentos de voo, o que oferece um bom local de teste para pesquisa de aviação.

“Estamos cientes de que devido a esta situação especial, moradores locais e residentes em municípios próximos podem ouvir ruídos de aeronaves mais do que o habitual. Nós nos esforçamos para reduzir ao mínimo qualquer interrupção de rotina causada por voos temporários. De qualquer forma, a aeronave só voará durante o dia com boa visibilidade”, informa a administração do aeroporto.

Com informações da administração do Aeroporto de Twente

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Manaus será o local da primeira edição de 2024 da Semana Safety da...

0
Nesta edição, a programação está voltada para as especificidades das operações na Região Norte do país, a responsabilidade dos profissionais