Início Variedades

Um avião Jumbo vai ser o responsável por lançar satélite japonês ao espaço

Boeing 747 “Cosmic Girl”- Imagem: Virgin Orbit

A Virgin Orbit, especializada em lançamento de satélites a partir de seu avião Boeing 747, anunciou na sexta-feira, 6 de maio, a assinatura de um contrato de serviços de lançamento com o operador japonês de constelações de observação da Terra Institute for Q-shu Pioneers of Space (iQPS). Espera-se que o satélite se junte ao manifesto da Virgin Orbit para um lançamento no início de 2023.

Selecionado pela capacidade comprovada do foguete LauncherOne de fornecer acesso direto a diversas órbitas, a Virgin Orbit espera lançar o satélite QPS-SAR-5 em uma órbita de inclinação média personalizada para permitir que o iQPS expanda a cobertura de sua constelação.

Ao injetar diretamente o QPS-SAR-5 na órbita desejada no cronograma do iQPS, a flexibilidade do LauncherOne deve permitir que a empresa coloque em funcionamento rapidamente o QPS-SAR-5 e comece a coletar informações de áreas de interesse chave para seus clientes.

O foguete LauncherOne instalado na asa do Boeing 747 – Imagem: Virgin Orbit

Espera-se que o QPS-SAR-5 a ser lançado pela Virgin Orbit desempenhe um papel crítico ao permitir a observação da Terra quase em tempo real pela constelação de Radar de Abertura Sintética (SAR) do iQPS.

O iQPS está planejando estabelecer uma constelação de 36 satélites que permitem a observação de locais específicos em quase todos os lugares do mundo em cerca de 10 minutos ou a cada 10 minutos para uma área fixa de observação. Além disso, o iQPS conseguiu adquirir imagens de resolução de 70 cm com o QPS-SAR-2.

A Virgin Orbit demonstrou sua capacidade de alcançar inclinações orbitais únicas durante sua missão de janeiro de 2022 batizada de “Above the Clouds”, na qual o sistema lançador aéreo da empresa “LauncherOne” e sua aeronave transportadora, o Jumbo Jet batizado de “Cosmic Girl”, implantaram sete satélites de clientes em uma órbita circular de 500 km em Inclinação de 45 graus.

O momento de um dos lançamentos anteriores do foguete – Imagem: Virgin Orbit

O avião Boeing 747-400 decolou do Mojave Air and Spaceport, em Mojave, Califórnia, iniciando uma nova fase para a indústria de lançamentos espaciais. Ao liberar o foguete em altitude e com velocidade, a missão ganha uma importante economia de combustível em relação a um lançamento estático a partir do solo.

O CEO da iQPS, Shunsuke Onishi, disse: “No Japão, a Prefeitura de Oita e a Virgin Orbit anunciaram uma parceria em abril de 2020 para lançar satélites após 2022 a partir do Espaçoporto de Oita, e os planos estão em andamento. Esperamos que este acordo de lançamento entre a Virgin Orbit e a iQPS seja um passo positivo para a estreia antecipada do Oita Spaceport.”

Informações da Virgin Orbit

Sair da versão mobile