Início Variedades

Um Boeing 737 virou uma ambulância aérea para evacuar feridos em estado crítico da Ucrânia

Foto: SAS

A Scandinavian Airlines (SAS) transformou um Boeing 737-700 em uma ambulância aérea para evacuar pacientes feridos e em estado crítico da Ucrânia. A aeronave foi equipada com equipamentos médicos e camas hospitalares. A operação ocorre no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da UE, possibilitando a evacuação de pessoal ferido para hospitais em toda a Europa, onde podem receber tratamento.

Os voos também contam com o apoio das Forças Armadas Norueguesas e Diretoria da Saúde, com a qual a SAS mantém uma parceria de longa data. Em 2 de fevereiro de 2024, essa parceria foi renovada por mais nove meses, culminando em novembro de 2024.

As aeronaves da SAS já participaram anteriormente de operações de evacuação médica e emergência, como durante o Tsunami do Sudeste Asiático em 2004 e o conflito no Afeganistão.

Em 1 de fevereiro de 2024, a SAS conduziu sua 100ª missão médica relacionada à guerra na Ucrânia. Desde o início da invasão em grande escala da Rússia ao país, mais de 2.000 pacientes e seus familiares foram transportados por aeronaves da SAS a partir do centro de evacuação na Polônia.

O avião envolvido nesta operação, um Boeing 737-700 registrado sob o número LN-RPJ, é o último deste modelo operando com a companhia aérea escandinava. A SAS aposentou o último Boeing 737-700 em serviço comercial em novembro de 2023.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile