Um Boeing 747-400 aposentado na Espanha será ressuscitado no Quirguistão

A Sky KG Airlines, uma empresa aérea especializada em carga aérea e baseada no Quirguistão, adquiriu um Boeing 747-400 de 27 anos que antes voou na empresa turística espanhola Wamos Air. O jato, que foi portador da matrícula EC-KXN (msn 25703), tornar-se-á o primeiro do modelo a ser registrado no país asiático, como EX-47003.

Esse é o terceiro avião da família 747 a chegar no Quirguistão ao longo do último ano (somando aos dois da Aerostan), em meio ao esforço das empresas do país de aproveitarem o boom da demanda por carga aérea em aviões dedicados, uma vez que a quantidade de aviões de passageiros (e, por consequência, espaço de porão) em países asiáticos ainda está muito baixa em razão da pandemia.

Além do jumbo, a frota da Sky KG também inclui dois Tupolevs Tu-204-100, ambos estacionados há alguns meses, como informa o inventário do Planespotters.

A Sky KG

Segundo informa em seu site, a SKY KG Airlines oferece serviços de inspeção de auxílios para a navegação, leasing de aeronaves, transporte de passageiros e carga, bem como assistência nos aeroportos do Quirguistão. A companhia aérea está registrada em Bishkek e possui um certificado de operador válido nº 41 emitido pela Agência de Aviação Civil e Ministério dos Transportes e Estradas local. A empresa iniciou suas operações em 2004.

Recentemente, outro jumbo de outra empresa do Quirguistão realizou um voo com uma parada no Brasil. Tratou-se, na ocasião, de um quadrijato da Aerostan, em um voo proveniente da Ásia e com destino a Santiago do Chile, que também parou em Salvador, para onde levou EPIs para uso em hospitais da região.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias