Início Aeroportos

Um Boeing 747 estreia voos comerciais na nova pista do enorme aeroporto de Hong Kong

Imagem: Administração do Aeroporto de Hong Kong

A última sexta-feira, 8 de julho, marcou a operação do primeiro voo comercial na nova Terceira Pista do Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG/HKIA), um dos mais movimentados do mundo.

A familiarização da operação para voos na Terceira Pista, designada como a nova Pista Norte, começou às 08h24, quando um avião Challenger 605 do Serviço de Voo do Governo pousou como primeiro voo participando da familiarização.

Então, o pouso do voo CX-3251 da Cathay Pacific, chegando do aeroporto Pudong de Xangai, operado pelo cargueiro Boeing 747-400F de matrícula B-LIF, foi realizado às 08h27 do dia 8 de julho de 2022, tornando-se o primeiro voo comercial a operar na nova estrutura.

A bela produção a seguir, publicada pelo perfil oficial da administração do aeroporto, mostra cenas das ações finais para a liberação da pista e os pousos dos dois aviões acima citados:

Imagem: Administração do Aeroporto de Hong Kong
Imagem: Administração do Aeroporto de Hong Kong

O outro vídeo apresentado a seguir, publicado pela administração no começo das obras, mostra que não apenas uma nova pista foi construída, mas que toda uma enorme nova área foi aterrada para a construção de terminal, pátio e taxiways, no que se constitui como praticamente um novo aeroporto sendo feito anexo ao anterior.

O aeroporto de Hong Kong já possuía dias pistas e foi o mais movimentado do mundo em tonelagem de carga em 2019 e 2021, além de ter sido o oitavo maior do mundo em número de passageiros em 2019 (com fortes restrições de Covid ainda vigentes na China, o terminal ainda não recuperou seu nível pré-pandemia).

Como a familiarização da operação começou na nova pista, a Pista Central está temporariamente fechada para reconfiguração, como parte do desenvolvimento do Sistema de Três Pistas (3RS). Enquanto a pista central estiver temporariamente fechada, o HKIA continuará operando como um sistema de duas pistas com a nova pista norte e a pista sul.

O CEO da Cathay Pacific, Augustus Tang, disse:

“Estamos muito satisfeitos por ser a primeira companhia aérea a operar um voo comercial usando a nova Terceira Pista e por esse voo ser operado pela ‘Rainha dos Céus’, um dos nossos 747 cargueiros.

O início da Terceira Pista é um marco para o centro de aviação internacional de Hong Kong que aumentará muito sua capacidade de lidar com voos de passageiros e carga. 

O potencial de crescimento proporcionado pelo início do Sistema de Três Pistas em HKIA, juntamente com as oportunidades apresentadas pela Greater Bay Area, garantirão que a Cathay Pacific e nosso hub doméstico permaneçam competitivos por muitos anos.”

Com informações do aeroporto de Hong Kong e da Cathay Pacific

Sair da versão mobile