Início Novidades

Um Boeing 747 muito exclusivo deve ser utilizado no voo a São Luís (MA) com a carga espacial

Boeing 747 de matrícula N936CA – Imagem: Cargospotter, via YouTube

Como mostrado com exclusividade pelo AEROIN nessa semana, o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, de São Luís, no Maranhão, receberá uma operação inédita de um grande avião Boeing 747-400F para o desembarque de uma carga muito especial.

Segundo programação aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a companhia aérea norte-americana National Airlines foi contratada para ir até a Coreia do Sul buscar a carga, e então trazê-la ao Brasil no voo NCR-891.

A previsão inicial era de que o transporte partiria do Aeroporto Internacional Incheon, de Seul, na noite do dia 1º de dezembro, faria escalas em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e em Acra (Gana), e então chegaria a São Luís na madrugada desse sábado, 3 de dezembro.

Porém, houve uma modificação na operação, e o Jumbo Jet que fará o transporte está ainda voando para Seul nessa manhã de sexta-feira. Além disso, não haverá mais a escala em Acra. Com isso, a nova programação prevista é a seguinte (os horários são todos de Brasília):

Dia 2 de dezembro

– Decola de Seul às 13h00
– Pousa em Dubai às 23h40

Dia 3 de dezembro

– Decola de Dubai à 01h40
– Pousa em São Luís às 15h50

Um Jumbo exclusivo para uma carga especial

Se a carga a ser trazida ao Brasil já é muito especial, por ser espacial, a operação ganha um toque a mais ao ter sido alocado um Jumbo Jet muito exclusivo, conforme detalhado abaixo.

Como mostrado pelo AEROIN, o que será transportado da Coreia do Sul ao Brasil é um foguete para ser lançado ao espaço a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo disse em junho, à Reuters, o presidente da Agência Espacial Brasileira Carlos Moura, o lançamento foi contratado pela empresa aeroespacial e de defesa sul-coreana Innospace, que se torna assim a primeira empresa privada a enviar um foguete ao espaço a partir de Alcântara.

A Innospace está desenvolvendo seu foguete planejando tornar os lançamentos de pequenos satélites de baixo custo mais acessíveis de vários locais ao redor do mundo, e o testará com um lançamento experimental de Alcântara, disse Moura.

O foguete da empresa sul-coreana tem propulsão híbrida a combustível sólido e líquido, e será testado em um voo suborbital que levará uma carga útil do sistema de navegação inercial para a Força Aérea Brasileira. Além disso, o contrato contempla cinco anos de missões de lançamento no Centro de Lançamento brasileiro.

E como dito acima, para essa carga bastante especial, coincidentemente deverá ser utilizado um Boeing 747-400F bastante exclusivo, pois possui uma pintura única.

O jato de matrícula N936CA é o Jumbo que está voando rumo à Coreia do Sul no momento da publicação dessa matéria. Ele é o único da frota da National Airlines a ter as cores branca, vermelha e dourada em sua fuselagem.

Imagem: National Airlines

Isso acontece porque esse avião era utilizado anteriormente como bombeiro aéreo, e depois de ser adquirido pela National, a companhia, em comemoração aos seus 30 anos de operações, optou por adaptar a pintura anterior, adicionando o dourado.

Vale lembrar que tanto a programação acima descrita quanto o avião a ser utilizado podem sofrer alterações a critério da companhia aérea.

Sair da versão mobile