Um Boeing 787 decolou, nessa semana, para voar 14.000 km cruzando ‘meio mundo’

Boeing 787 Dreamliner
Boeing 787 Dreamliner da Comlux – Imagem: Aviacionline

Nessa semana, um avião do modelo Boeing 787-8 da Comlux Aruba realizou mais uma grande façanha ao percorrer mais de catorze mil quilômetros em uma rota direta ligando Buenos Aires às Ilhas Maldivas. É a primeira vez que um jato comercial realiza tal ligação de maneira ininterrupta.

Nesse caso, existe uma curiosidade, já que a distância entre a origem e o destino está muito próxima do limite operacional padrão do 787-8, calculado em 14.200 km, segundo o manual da aeronave disponível no site da Boeing. Acontece que, com o avião menos pesado (menos carga e menos passageiros), é possível que o voo ultrapasse esse limite com tranquilidade – inclusive sobrando autonomia para alternar de aeroporto em caso de necessidade.

Não há informações publicamente disponíveis sobre o motivo do voo da Comlux nessa rota. Dados do voo obtidos junto à plataforma de rastreamento RadarBox mostram que o Boeing 787 de matrícula P4-787 percorreu os pouco mais de 14 mil quilômetros da rota em 15 horas e 35 minutos, entre os dias 6 e 7 de dezembro.

Outra operação de ultra-longa distância aconteceu num voo recente, também partindo da Argentina, quando outro Boeing 787, pertecente à Qantas, realizou o trajeto de Buenos Aires a Darwin, percorrendo impressionantes 14.683 quilômetros. A operação teve como objetivo de repatriação de australianos.

Quem é a Comlux

Especialista em aluguel de aeronaves a clientes diversos, sobretudo para missões especiais, a Comlux possui 5 aeronaves da família Airbus ACJ na frota, sendo uma das maiores operadoras de jatos Airbus VIP do mundo. A companhia também opera jatos maiores, como um Boeing 787, avistado em diversos voos especiais de repatriação durante a pandemia. Outros modelos da frota incluem um 767, um 777 (com as cores da operadora turística Crystal) e jatos executivos da Bombardier.

A Comlux possui quatro Certificados de Operador Aéreo: Malta, Aruba, Cazaquistão e San Marino. Os escritórios comerciais da Comlux Aviation estão localizados em Zurique, Moscou, Almaty e Hong Kong.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias