Início Variedades Um Boeing 787 decolou, nessa semana, para voar 14.000 km cruzando ‘meio...

Um Boeing 787 decolou, nessa semana, para voar 14.000 km cruzando ‘meio mundo’

Boeing 787 Dreamliner
Boeing 787 Dreamliner da Comlux – Imagem: Aviacionline

Nessa semana, um avião do modelo Boeing 787-8 da Comlux Aruba realizou mais uma grande façanha ao percorrer mais de catorze mil quilômetros em uma rota direta ligando Buenos Aires às Ilhas Maldivas. É a primeira vez que um jato comercial realiza tal ligação de maneira ininterrupta.

Nesse caso, existe uma curiosidade, já que a distância entre a origem e o destino está muito próxima do limite operacional padrão do 787-8, calculado em 14.200 km, segundo o manual da aeronave disponível no site da Boeing. Acontece que, com o avião menos pesado (menos carga e menos passageiros), é possível que o voo ultrapasse esse limite com tranquilidade – inclusive sobrando autonomia para alternar de aeroporto em caso de necessidade.

Não há informações publicamente disponíveis sobre o motivo do voo da Comlux nessa rota. Dados do voo obtidos junto à plataforma de rastreamento RadarBox mostram que o Boeing 787 de matrícula P4-787 percorreu os pouco mais de 14 mil quilômetros da rota em 15 horas e 35 minutos, entre os dias 6 e 7 de dezembro.

Outra operação de ultra-longa distância aconteceu num voo recente, também partindo da Argentina, quando outro Boeing 787, pertecente à Qantas, realizou o trajeto de Buenos Aires a Darwin, percorrendo impressionantes 14.683 quilômetros. A operação teve como objetivo de repatriação de australianos.

Quem é a Comlux

Especialista em aluguel de aeronaves a clientes diversos, sobretudo para missões especiais, a Comlux possui 5 aeronaves da família Airbus ACJ na frota, sendo uma das maiores operadoras de jatos Airbus VIP do mundo. A companhia também opera jatos maiores, como um Boeing 787, avistado em diversos voos especiais de repatriação durante a pandemia. Outros modelos da frota incluem um 767, um 777 (com as cores da operadora turística Crystal) e jatos executivos da Bombardier.

A Comlux possui quatro Certificados de Operador Aéreo: Malta, Aruba, Cazaquistão e San Marino. Os escritórios comerciais da Comlux Aviation estão localizados em Zurique, Moscou, Almaty e Hong Kong.