
Um Boeing 787 precisará passar por extenso trabalho de reparo, ficando por um longo tempo fora de serviço, após sua fuselagem sofrer severos danos por consequência de raio.
O incidente de “lightning strike” ocorreu com o Boeing 787-8 registrado sob a matrícula VH-VKL, operado pela companhia australiana Jetstar, quando realizando o voo JQ-444 no dia 7 de maio.
O jato partiu de Melbourne e pousou em Coolangatta, ambas cidades na Austrália, em um trajeto de cerca de 1 hora e 45 minutos, mas depois não mais voltou a decolar, já que a inspeção pós-voo identificou os numerosos danos pela fuselagem.
O vídeo a seguir mostra em detalhes como ficou o avião.
Video shows Jetstar 787 damage from a lightning strike during a flight from Melbourne to the Gold Coast earlier this month. The aircraft has been taken out of service for up to two months. https://t.co/mlisXjSSub
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) May 17, 2022
📹 SMH/The Age pic.twitter.com/kuueAqDEMa

De acordo com o Sydney Morning Herald, a companhia aérea de propriedade da Qantas disse que os aviões são projetados para resistir a raios e continuar a voar com segurança, e que “em nenhum momento a segurança da aeronave foi comprometida”.
A Jetstar também disse que seus engenheiros ainda estão avaliando quais reparos são necessários, mas esperam que o Boeing 787 volte ao serviço daqui a um mês e meio ou dois.
Um porta-voz da Autoridade de Segurança da Aviação Civil da Austrália disse que os raios não são incomuns e sempre desencadeiam um procedimento de inspeção de manutenção e, se necessário, reparos.
“Estamos em contato com a Jetstar sobre reparos em seu Boeing 787 e sua estratégia para devolvê-lo ao serviço”, disse o porta-voz.