Um Boeing 787 vai ficar até 2 meses no chão devido a severos danos por raio

Boeing 787-8 – Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um Boeing 787 precisará passar por extenso trabalho de reparo, ficando por um longo tempo fora de serviço, após sua fuselagem sofrer severos danos por consequência de raio.

O incidente de “lightning strike” ocorreu com o Boeing 787-8 registrado sob a matrícula VH-VKL, operado pela companhia australiana Jetstar, quando realizando o voo JQ-444 no dia 7 de maio.

O jato partiu de Melbourne e pousou em Coolangatta, ambas cidades na Austrália, em um trajeto de cerca de 1 hora e 45 minutos, mas depois não mais voltou a decolar, já que a inspeção pós-voo identificou os numerosos danos pela fuselagem.

O vídeo a seguir mostra em detalhes como ficou o avião.

Imagens de alguns dos danos, captadas no vídeo visto acima

De acordo com o Sydney Morning Herald, a companhia aérea de propriedade da Qantas disse que os aviões são projetados para resistir a raios e continuar a voar com segurança, e que “em nenhum momento a segurança da aeronave foi comprometida”.

A Jetstar também disse que seus engenheiros ainda estão avaliando quais reparos são necessários, mas esperam que o Boeing 787 volte ao serviço daqui a um mês e meio ou dois.

Um porta-voz da Autoridade de Segurança da Aviação Civil da Austrália disse que os raios não são incomuns e sempre desencadeiam um procedimento de inspeção de manutenção e, se necessário, reparos.

“Estamos em contato com a Jetstar sobre reparos em seu Boeing 787 e sua estratégia para devolvê-lo ao serviço”, disse o porta-voz.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul