Um clássico Boeing 727 está saindo do Galeão após 19 anos, e ele se envolverá com o metaverso

Imagem: Andre Vereza

Há alguns meses, o AEROIN apresentou o curioso caso em que um clássico avião seria retirado do abandono para ganhar uma nova “vida”. Não para retornar ao céu, mas ao menos para se tornar uma atração turística. Agora, chegou a hora de pegar a estrada.

Recapitulando

Como mostrado em fevereiro, previa-se que a cidade de Barra do Piraí, no sul fluminense, deveria ganhar, em breve, uma nova atração turística de muita história. Isso porque o município havia informado que recebeu como doação um Boeing 727-200 que estava parado numa área remota do aeroporto do Galeão. Quando o processo estiver concluído, a aeronave será transformada em uma atração turística no Distrito de Ipiabas.

No entanto, para viabilizar o projeto, a prefeitura municipal abriu dois editais, que totalizavam R$ 800 mil reais, para contratar as empresas que iriam desmontar e remontar a aeronave (Pregão Eletrônico nº 001/2022) e para transportar o clássico jato do Rio de Janeiro até Barra do Piraí (002/2022).

Naquele momento, o AEROIN contatou a pregoeira, que informou não ter detalhes da aeronave. Em seguida, a Secretaria do Turismo do município de Barra do Piraí também foi contatada diversas vezes, mas não houve respostas aos questionamentos por e-mail ou telefone.

Que aviões poderiam ser?

Conforme o levantamento feito pelo AEROIN naeuqle momento, os seguintes aviões haviam sido estacionados por empresas aéreas brasileiras no aeroporto internacional do Rio de Janeiro após deixarem de voar e encontravam-se em diferentes estados de deterioração.

PP-BLS (msn 20655) – Fly Linhas Aéreas

PP-BLR (msn 21661) – Fly Linhas Aéreas

PP-LBF (msn 20705) – Fly Linhas Aéreas

PR-PLH (msn 22434) – Platinum Air – nunca voou pela empresa

PR-MTL (msn 20879) – TAF

PP-VQU (msn 20880) – Varig Cargo

PP-VQV (msn 22166) – Varig Cargo

O mistério é desvendado

Com o início do transporte do Boeing 727 para seu novo lugar nesta semana, o mistério sobre qual é a aeronave foi desvendado.

As imagens, gentilmente cedidas ao AEROIN pelo leitor Andre Vereza, mostram que a matrícula antes usada pela aeronave não está visível nas peças sendo movimentadas. Porém, a pintura do clássico trijato é a que utilizava a companhia aérea Fly Linhas Aéreas, portanto, trata-se de um dos três primeiros da lista acima.

Imagem: Andre Vereza
Imagem: Andre Vereza
Imagem: Andre Vereza

Conforme reportou o portal O Dia há pouco mais de um mês, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, havia afirmado que o Boeing 727 deveria chegar ao destino 4 dias após a conclusão do complexo trabalho de desmontagem. Portanto, como a fuselagem já é vista sobre um caminhão, não deve tardar para que a chegada aconteça.

Sobre os planos para a atração turística, Esteves afirmou: “Vamos comprar centenas de sprays para que seja customizado o avião. Ainda mantemos em segredo o desenho que será feito, mas podemos adiantar que terá tudo a ver com o distrito. Será um grande acontecimento para a cidade, tendo o recurso do metaverso dentro de uma aeronave 727. A população vai gostar.”

Apesar da afirmação do prefeito, no início de agosto surgiu a concepção gráfica de como será a pintura a ser feita no Boeing 727, que envolve desde aspectos da cultura e natureza do local até uma alusão ao uso da tecnologia de metaverso.

Concepção gráfica do artista Marlon Muk

Ainda segundo o portal O Dia, o prefeito Esteves comentou: “As pessoas só vão entender a magnitude desse projeto e a força que terá no desenvolvimento econômico da cidade quando o Circuito Turístico estiver pronto, com o Avião do Metaverso, as charretes elétricas, a Vila Histórica, o Bar de Gelo, a Casa dos Sonhos, a Maria Fumaça, o Polo Gastronômico, etc. Não é uma ideia ao vento, sem planejamento. Sabemos o que estamos fazendo e onde queremos chegar”.

Por fim, a informação que permite concluir qual é a aeronave envolvida: seu ano de fabricação é 1978. Portanto, trata-se do PP-BLR, já que os outros dois são de 1973, segundo dados do Aviação Paulista.

PP-BLR – Imagem: aeroprints.com / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Este Boeing 727-200 foi entregue de fábrica para a Alitalia ainda em 1978. Depois, passou à People Express em 1984, empresa que foi comprada pela Continental Airlines em 1987, em que o jato operou até ser estocado em 1998.

Foi adquirido pela Fly Linhas Aéreas em 2001, mas ficou parado no aeroporto de Guarulhos por longo tempo, somente começando a voar em 2002. Não muito tempo depois, em 2003, deixou de voar e permaneceu no Galeão por cerca de 19 anos até os dias atuais.

Imagem: Andre Vereza
Imagem: Andre Vereza
Imagem: Andre Vereza
Imagem: Andre Vereza

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Air Botswana vai adquirir mais aeronaves Embraer para aumentar presença na...

0
A Air Botswana, apesar dos diversos desafios enfrentados, está pronta para alçar voos mais altos, desta vez com ajuda financeira do governo