Um cliente fiel da Boeing na China está recorrendo à Airbus; pedido é para 10 A321neo

Tradicional cliente da Boeing desde o início dos anos 1980, a transportadora chinesa Xiamen Airlines está se voltando para a rival Airbus, convidando as empresas de leasing a fornecerem 10 jatos A321neo.

A Xiamen, que é controlada pela estatal China Southern, está planejando essas entregas entre 2021 até 2023, informou em comunicado. A empresa está em negociações com a Airbus enquanto a China e os EUA enfrentam uma disputa comercial e a Boeing está em crise com a parada global do seu 737 MAX.

Segundo analistas, a decisão da Xiamen Airlines pode ser considerada outro golpe para a Boeing, que nesta semana afirmou que suas entregas caíram para 380 aviões em 2019, enquanto que a Airbus quebrou seu recorde com 863 entregas. Além disso, a Malaysia Airlines suspendeu na quarta-feira as entregas dos jatos 737 MAX que encomendara para este ano, tornando-se a primeira transportadora do Sudeste Asiático a dar esse passo.

A Boeing tinha um cliente fiel na Xiamen Airlines, que possui mais de 170 aeronaves do fabricante americano em sua frota, incluindo o 787 Dreamliner. 

Bala de prata

Uma “bala de prata” para a Boeing poderia ser a primeira fase de um pacto comercial mais amplo entre os EUA e a China, divulgado na quarta-feira. O texto do pacto especifica US$ 77,7 bilhões em compras adicionais chinesas de manufaturados, incluindo aeronaves, embora não tenha entrado em detalhes.

Avião Boeing 737 MAX Xiamen Airlines
Imagem: Boeing

Enquanto a Boeing sangra, a Airbus emitiu um comunicado de imprensa em que se disse “encantada” por suas aeronaves serem consideradas pela Xiamen Airlines.

Os executivos da Airbus se reuniram com clientes chineses em maio para reavivar as perspectivas de um acordo não relacionado de US$ 18 bilhões , de acordo com um relatório da Bloomberg News na época. O governo chinês, que negocia seus acordos de aeronaves por meio de um grupo de compras central, normalmente divide os pedidos entre as duas fabricantes de aviões para cumprir suas metas de rápida expansão.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias