Um conceito de iate de luxo movido por dois motores de Boeing 747

Outrora comuns nos céus, os jatos Boeing 747 estão voando cada vez em número menor, mas tem gente procurando dar nova vida a alguns de seus componentes mais valiosos. A ideia de um iate movido com motores de jumbo beira a fantasia, embora o designer Uros Pavasovic, entenda que é factível. 

Essa é a ideia por trás do Cobra Project, um super iate no estilo Mad Max, que usaria motores a jato para ter uma potência incrível. Esse é um conceito lançado em abril de 2021, por ocasião do aniversário de um ano do Studio, e não tem por objetivo criar tendência. Trata-se, a princípio, de um exercício da imaginação mas na forma de um projeto fundamentado e de possível execução, segundo Pavasovic disse à CNN.

“As notícias de todos aqueles aviões descartados e seus motores a jato funcionando perfeitamente me fizeram pensar como eles poderiam ser reaproveitados em um mundo pós-pandêmico inspirado em Mad Max”, disse ele. “Pode parecer ficção científica, mas não é fantasia total. O único elemento irreal é que esses motores seriam barulhentos”.

O Cobra seria, em sua essência, um super iate, ou seja, bonito por fora e incrivelmente luxuoso por dentro.

O projeto

O Cobra é um super iate de 130 metros, com inspiração militar, que usaria motores a jato jumbo para propulsão híbrida: os motores de 15.000 HP também alimentariam os geradores elétricos. Para mitigar o problema de ruído, eles seriam colocados em uma sala de máquinas com isolamento acústico no casco. 

Claro, diz o projetista, isso elevaria o custo hipotético de tal embarcação em centenas de milhões, mas pelo menos o tempo de construção seria relativamente curto. A superestrutura dianteira se pareceria muito com o velame aerodinâmico dos caças. A aeronave de reconhecimento Lockheed SR-7 Blackbird inspirou a estrutura.

Como se trata de um exercício de imaginação, Pavasovic não entrou em detalhes. Ele disse, porém, que teria sua própria piscina no convés principal, um grande clube de praia com plataforma de natação, muitas áreas para os hóspedes se socializarem, jantarem e se divertirem, e uma garagem com plataformas dobráveis. Um heliporto touch-and-go também seria incluído.

Ao contrário de muitos outros designers de iates, Pavasovic não criou o Projeto Cobra na esperança de que algum multimilionário pudesse vir para encomendá-lo. Dito isso, se ele ou ela viesse, ele teria que se preparar para uma espera de quatro anos e uma despesa de “centenas de milhões de dólares”. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias