Início Aviação Executiva

Um dos jatos executivos de maior alcance da história, G700 recebe certificação nos EUA

A notícia de que o jato executivo Gulfstream, o G700, recebeu a certificação da Federal Aviation Administration (FAA) representa um marco significativo, especialmente após a aprovação da aeronave ter sido atrasada por vários anos devido ao escrutínio acentuado da FAA decorrente da crise com o Boeing 737 Max.

O anúncio foi feito pela própria Gulfstream, baseada em Savannah (EUA), no dia 29 de março, afirmando que a FAA emitiu o certificado no mesmo dia. No entanto, a Gulfstream não revelou quando espera entregar o primeiro G700, de maior alcance em sua frota, capaz de voar rotas de até 7.750 milhas náuticas (14.300 km).

“Um novo nível de desempenho e conforto na cabine para a aviação de negócios foi trazido pelo G700”, afirmou Mark Burns, presidente da Gulfstream. As entregas da aeronave estão previstas para começar em breve.

O G700 da Gulfstream foi lançado em outubro de 2019, com a expectativa de que estaria voando com os clientes em 2022. A companhia continuou a expandir sua frota, lançando em 2021 a aeronave G800, um pouco menor, mas com maior alcance, de 8.000 milhas náuticas.

Ainda em 29 de março, a Gulfstream destacou que a FAA, com a certificação do G700, “confirmou duas novas melhorias de desempenho” para o jato. Tais melhorias incluem uma “distância de decolagem em campo balanceado” de 1.827 metros e uma distância de pouso de 960 metros. Ambos os números são menores do que a Gulfstream previa anteriormente.

O G700, alimentado por dois turbofans Rolls-Royce Pearl 700, pode voar a velocidades de até Mach 0.935 e a uma altitude de 51.000 pés. A aeronave pode ser equipada com assentos para até 19 passageiros.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile