Início Aeroportos

Um gigante Boeing 747 da Cargolux decolará de Luxemburgo com SAF em seus tanques pela 1ª vez

Avião Boeing 747-8F Cargolux

A Cargolux, empresa cargueira que só utiliza aviões Boeing 747 e possui operações regulares em aeroportos brasileiros, informou nesta semana que se tornou a primeira companhia aérea a levar SAF ao aeroporto Findel (LUX) de Luxemburgo, um marco significativo na jornada para a descarbonização.

A companhia, a lux-Airport, a World Fuel Services e a Neste uniram forças para garantir a primeira entrega de combustível sustentável de aviação (SAF) ao aeroporto de Luxemburgo. O combustível de base biológica foi entregue à fazenda de combustível do aeroporto de Luxemburgo por meio do Sistema de Oleodutos da Europa Central (CEPS) da OTAN.

Usando este SAF, a Cargolux vai operar um voo neutro em carbono de Luxemburgo para Zhengzhou (CGO), seu maior hub na China continental. O combustível é de origem sustentável, 100% de resíduos e matérias-primas renováveis, em conformidade com a Diretiva de Energia Renovável da UE (RED II).

O Jumbo Jet, um Boeing 747-8F, pousará em seu destino a tempo para uma cerimônia que marca o 10º ano desde que a Cargolux começou a operar serviços para Zhengzhou em 2014. A ocasião e as cerimônias relacionadas serão realizadas no âmbito da sustentabilidade e focadas na importância de alcançar uma “Rota da Seda Verde” entre LUX e CGO. O voo da Cargolux com combustível SAF e compensação de carbono serve como símbolo e alicerce para esta iniciativa.

Segundo a Cargolux, iniciativas como essa destacam a importância de parcerias sólidas para atingir a meta de emissões líquidas zero de carbono até 2050, pois o combustível de aviação sustentável é uma alavanca fundamental para atingir essa meta, e a cooperação com parceiros com ideias semelhantes é fundamental.

A companhia aérea possui a terceira maior frota de aviões Boeing 747 no mundo, com 15 unidades da versão 747-400F e 14 da 747-8F. No Brasil, opera regularmente nos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), de Viracopos, em Campinas (SP), e de Curitiba, em São José dos Pinhais (PR).

Sair da versão mobile