Um grande avião-bombeiro DC-10 vem à América do Sul para combater incêndios florestais

Foto: 10 Tanker

Numa conferência realizada no contexto do grande incêndio que ocorre no sul do Chile, a ministra do Interior daquele país, Carolina Tohá, anunciou a chegada do avião de combate a incêndios 10 Tanker.

Segundo o portal Emol, o secretário de Estado destacou que “uma série de esforços foram feitos nas últimas horas”, confirmando que foi feito um contrato para ter o avião do modelo DC-10 modificado a partir da próxima segunda-feira, 6 de fevereiro. “Tem uma capacidade de 36.000 litros de água… e um desempenho muito significativo“, explicou o ministro sobre o avião.

A Companhia Florestal Nacional (Conaf) tem à sua disposição 63 aeronaves (incluindo um Coulson C-130, uma variedade de AT-802 Air Tractors e um Chinook, entre outros), das quais outras 10 da Senapred e 4 que a Conaf contratou para sua papel. Paralelamente, a Chilean Wood Corporation disponibilizou 60 aeronaves.

Não é a primeira vez que este avião pousa no Chile

Como informa o Aviacionline, esta seria a segunda visita do 10 Tanker ao Chile, já que para os incêndios de 2019 também foi contratado para operar desde Santiago e até Concepción e Temuco. A aeronave tem capacidade para 36 mil litros de água, lançamento a 45 metros da superfície e autonomia para voar de Santiago a Balmaceda.

Nesse ano, operou a partir do Grupo 10 da Força Aérea Chilena e tanto aviões da FACh quanto da Marinha e do Exército serviram de guias para descarga de água nos focos de fogo mais ativos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pousou hoje no Brasil pela 1ª vez o último Boeing 747...

0
O pouso e a decolagem no mais movimentado aeroporto da América do Sul ocorreram às 06h41 e às 09h09 desta manhã de quinta-feira.