Um jato Embraer e três Boeings vão trocar de mãos na Ucrânia

Foto de Lentokonefani, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia

Três aeronaves da companhia aérea Ukraine International Airlines (UIA) estão sendo transferidos para outra empresa ucraniana, a Windrose, sendo eles um Embraer E190 de matrícula UR-EMA e dois Boeing 737-900. Essas aeronaves estavam sendo usadas em fretamentos fora da Ucrânia, onde os voos seguem suspensos por causa da guerra, mas não tem voado há várias semanas.

A transferência de aeronaves pode estar relacionada ao conflito entre os sócios e arrendadores dos aviões da Ukraine International, que começou em 2021 e se estendeu ao longo de 2022, já com a guerra em curso. Em outubro do ano passado, a companhia suspendeu todos os voos.

Independente de qual seja o motivo, para esses aviões e para os profissionais que neles vão trabalhar, trata-se de uma nova oportunidade de voltar aos céus. Atualmente, a Windrose possui certificado de operador válido e pode operar voos na Europa a pedido de outras companhias aéreas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias