Um primeiro Embraer EMB-120 ‘Brasília’ na frota da aérea grega SwiftAir

Foto de Gerard van der Schaaf, CC BY 2.0, via Wikimedia

A empresa grega SwiftAir Hellas (anteriormente conhecida como Mediterranean Air Freight) adicionou seu primeiro avião do modelo EMB-120, mostrando que o clássico turboélice da Embraer, que já não é mais produzido desde 2001, continua como um modelo atrativo para algumas rotas.

Nesse caso, trata-se de uma aeronave cargueira de 33 anos, que receberá a matrícula SX-AQI (msn 120063). Antes de ser trasladada para a Grécia, a aeronave esteve na frota da empresa-irmã espanhola SwiftAir. Até o momento, a empresa operava apenas três Fairchild Swearingen Metroliner e um ATR-72. Um segundo avião do modelo será incorporado pela SwiftAir Hellas em breve, o qual será colocado exclusivamente na ligação entre Atenas e Salônica.

Atualmente, a empresa aérea espanhola possui uma frota mista de aeronaves, composta por Embraer EMB-120, ATR-42, ATR-72, além de jatos Boeing 737-300, 737-400 e 757-200. Quase todas as aeronaves são cargueiras, exceto alguns ATR-72, usados em fretamentos regionais.

O modelo abaixo mostra a configuração interna do Brasília, que tem capacidade para 3.500 quilos de carga.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias