
Um raro transporte aéreo doméstico com o grande e icônico avião Boeing 747 deve voltar a ocorrer em breve no Brasil, assim como foi feito em novembro do ano passado.
Embora seja comum ver alguns Jumbo Jets fazendo voos entre dois aeroportos brasileiros, como os da norte-americana Atlas Air e o da europeia Cargolux, estas operações nunca transportam cargas entre as cidades nacionais. Em cada parada, os jatos apenas desembarcam cargas trazidas do exterior e/ou embarcam cargas destinadas ao exterior, pois o transporte doméstico só pode ser feito por empresas aéreas registradas no Brasil.
Porém, em situações pontuais nas quais não há empresas nacionais capazes de suprir alguma demanda específica, companhias estrangeiras podem ser autorizadas a fazer algum transporte doméstico. E é essa a situação em questão.
Informações às quais o AEROIN teve acesso a partir de uma fonte relacionada à operação indicam que uma empresa estrangeira poderá fazer um transporte entre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus (AM), caso seja liberada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A companhia foi contratada para levar um item de grandes dimensões com um Boeing 747, sob alegação de que nenhuma empresa aérea nacional possuiria aeronave capaz de transportá-lo. Em solicitações como esta, a ANAC sempre avalia se realmente não há opção nacional disponível, para garantir que não haja infração contra a regulamentação.
Por enquanto, ainda não há informação conhecida sobre a data prevista para a operação, já que ainda depende da aprovação da agência reguladora. O AEROIN trará atualizações conforme o decorrer da situação.