Uma “Caminhada FOD” foi realizada pela equipe do aeroporto de Foz do Iguaçu

Foto: CCR Airports

No Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU), administrado pela CCR Aeroportos, foi realizada a “Caça F.O.D.” (sigla da expressão em inglês Foreign Object Debris ou Detritos de Objetos Estranhos).

A iniciativa consiste em uma caminhada pela área operacional do aeroporto em busca de qualquer objeto estranho à operação, como itens perdidos por passageiros ou derrubados durante o serviço e trânsito de aeronaves, veículos e equipamentos na área de movimento. Estas atividades têm como objetivo prevenir danos materiais e acidentes que possam ser causados por esses objetos.

Durante a caça, foram encontrados 3.45kg de F.O.D, como parafusos, lacres, etiquetas, pedras, alças de bagagens, entre outros.

Segundo Thais Brambilla Funari, Supervisora de Safety da CCR Aeroportos, “essa é uma forma de contribuir para a segurança operacional do aeroporto, pois caso algum objeto seja sugado pelo motor de uma aeronave, pode ocasionar danos e prejuízos não apenas materiais como a vidas”.

Marcius Moreno, Gerente Executivo da CCR Aeroportos, destaca que essa é uma atividade recorrente no aeroporto e que, periodicamente, convidam outras equipes para participar dessa busca por objetos estranhos. A primeira Caça F.O.D. do ano aqui em IGU mobilizou várias equipes da comunidade aeroportuária.

Informações da CCR Aeroportos

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias