Uma era chega ao fim hoje com a entrega do último Airbus A380

Imagem: Emirates

Está marcado para esta quinta-feira (16) o final de uma era, com a entrega do último Airbus A380 fabricado. A aeronave, que será enviada a Dubai para incorporar a frota da Emirates, encerrará um ciclo de entregas que perdurou 14 anos, desde que o primeiro exemplar do maior avião de passageiros do mundo foi enviado à Singapore Airlines em 12 de outubro de 2007.

O último avião a ser entregue tem matrícula A6-EVS e número de série 272. Ele encerra o pedido de 123 unidades do gigante avião feito pela empresa aérea árabe, que ficou com quase metade das 272 produzidos ao longo de 18 anos, muito longe dos 1.000 que a Airbus estimava no início.

O A380 foi um projeto concebido para voar entre grandes e congestionados aeroportos, como uma solução para aproveitar os slots levando o máximo de clientes, mas que acabou perdendo sua eficiência diante das aeronaves mais modernas e econômica, como o Boeing 787 e o Airbus A350, que conseguiram tornar possíveis longos voos diretos antes inviáveis.

Ainda assim, para uma parte das unidades do A380 ainda voando, há espaço, já que eles atendem ao propósito de otimizar o uso de slots, no entanto, esse se tornou um mercado de nicho muito restrito. Além de Dubai, o aeroporto que deve mais ter tráfego de jatos Airbus A380 é o saturado Heathrow, em Londres.

O certo é que ainda haverá A380 nos céus por mais uma década, pelo menos (planos da Emirates) e, depois, o tempo dirá.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias