Início Novidades

Uma manobra surpresa é feita em Copacabana pela Esquadrilha da Fumaça; assista

Bonita cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Reprodução / YouTube – Camille Isabelle

Este dia 7 de setembro de 2022 foi marcado por belas novidades por parte do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), a querida e admirada Esquadrilha da Fumaça.

Inicialmente, como visto pela manhã no desfile de 7 de setembro em Brasília, a novidade foi o uso de fumaça colorida pela primeira vez desde que os aviões Embraer A-29 Super Tucano foram implantados como novo equipamento do Esquadrão. O recurso já havia sido usado no passado com outros modelos de aeronaves, mas não com o A-29.

Mas o dia do Bicentenário da Independência do Brasil ainda reservava mais uma surpresa pela Esquadrilha da Fumaça.

Depois de abrirem o desfile na capital federal, os pilotos voaram com os Super Tucano para o Rio de Janeiro, onde fariam, a partir das 15h30, uma demonstração completa na região da praia da Copacabana.

E se não bastasse novamente o uso da fumaça colorida abrilhantando ainda mais a apresentação, a equipe ainda realizou uma manobra que até agora não fazia parte das demonstrações regulares.

Como visto no vídeo abaixo, com 8 aviões a Fumaça fez um “DNAzão”, ou seja, a manobra “DNA, que era feita com um avião de dorso sobre outro e mais um girando ao redor deles, agora foi realizada com três aviões de dorso sobre outros três, e mais dois girando ao redor.

Até o momento, não há confirmação se esta manobra passará a ser feita regularmente, já que 7 é o número padrão de aviões nas demonstrações, e não 8 como visto na gravação.