
Este dia 7 de setembro de 2022 foi marcado por belas novidades por parte do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), a querida e admirada Esquadrilha da Fumaça.
Inicialmente, como visto pela manhã no desfile de 7 de setembro em Brasília, a novidade foi o uso de fumaça colorida pela primeira vez desde que os aviões Embraer A-29 Super Tucano foram implantados como novo equipamento do Esquadrão. O recurso já havia sido usado no passado com outros modelos de aeronaves, mas não com o A-29.
Mas o dia do Bicentenário da Independência do Brasil ainda reservava mais uma surpresa pela Esquadrilha da Fumaça.
Depois de abrirem o desfile na capital federal, os pilotos voaram com os Super Tucano para o Rio de Janeiro, onde fariam, a partir das 15h30, uma demonstração completa na região da praia da Copacabana.
E se não bastasse novamente o uso da fumaça colorida abrilhantando ainda mais a apresentação, a equipe ainda realizou uma manobra que até agora não fazia parte das demonstrações regulares.
Como visto no vídeo abaixo, com 8 aviões a Fumaça fez um “DNAzão”, ou seja, a manobra “DNA, que era feita com um avião de dorso sobre outro e mais um girando ao redor deles, agora foi realizada com três aviões de dorso sobre outros três, e mais dois girando ao redor.
Até o momento, não há confirmação se esta manobra passará a ser feita regularmente, já que 7 é o número padrão de aviões nas demonstrações, e não 8 como visto na gravação.