Uma semana após estrear em cidade mineira, GOL suspende venda de voos

A estreia de uma cidade mineira na malha da GOL Linhas Aéreas pode durar pouco, já que a companhia suspendeu as vendas das passagens para a cidade.

A decisão chegou de surpresa para os passageiros da GOL que tinham passagem comprada de Uberaba para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, uma rota inédita da empresa inaugurada semana passada em parceria com a Voepass. A segunda maior cidade do triângulo mineiro, atrás apenas da vizinha Uberlândia, só era atendida por voos da Azul para Campinas e Confins, também com o turboélice ATR-72.

Segundo o Jornal da Manhã, e confirmado por leitores do AEROIN que receberam o aviso de cancelamento da GOL, os voos teriam sido suspensos por motivos operacionais a partir de 28 de outubro.

Os passageiros são orientados a remarcar a passagem para outro dia, mas não existe nenhuma disponibilidade, como consultamos no site da GOL na data de hoje, dia 30 e 31 do próximo mês.

A plataforma de busca de voos da Google também aponta isso, com a última operação para o dia 28. A GOL opera hoje voos às segundas, quartas, sextas e domingos em Uberaba. Em comunicado enviado à imprensa a GOL disse que comunicará quando os voos forem reativados e “resolvidos”, sem falar de alguma pendência ou problema que esteja pendente de ser resolvido.

Segundo fontes no Triângulo Mineiro, a GOL estaria planejando trocar o Aeroporto de Guarulhos por Congonhas, a fim de melhorar a conectividade e rentabilidade do voo, que estaria com ocupação na casa dos 70% de passageiros nos voos para Uberaba, dando uma média de 48 assentos vendidos por voo.

O mesmo problema aconteceu em Ipatinga, que começou a ter voos para Guarulhos com o ATR da VOEPASS em parceria com a GOL. Agora os voos para a cidade do Vale do Aço não estão mais disponíveis no sistema, e também existem rumores que será trocado Guarulhos por Congonhas como aeroporto de destino.

Posição oficial da Gol

No dia 22 de setembro, a Gol emitiu a seguinte nota à imprensa:

A GOL Linhas Aéreas informa que, para melhor atender seus Clientes de algumas cidades do interior do Brasil, alterou os voos a partir de 30 de outubro que tinham destino a Guarulhos (GRU) para Congonhas (CGH), aeroporto mais central da capital paulista. 

A mudança será válida para as operações da capital paulista para os aeroportos de Santa Maria (RIA), São José do Rio Preto (SJP), Uberaba (UBA), Uruguaiana (URG), Vale do Aço (IPN) e Zona da Mata (IZA). Todos operados pela Voepass a serviço da GOL. Bilhetes para voos a partir destas cidades até 29 de outubro seguem sendo tendo Guarulhos (GRU) como destino. Portanto não haverá descontinuidade de serviços a partir destas localidades.

Em Congonhas, os Clientes terão uma oferta conectiva muito ampla para as principais capitais do país, como o Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, entre outras.

Esse ajuste foi efetuado nos canais de vendas essa semana, para os voos de ou para Congonhas a partir destas cidades, e alguns clientes que já haviam adquirido bilhetes para Guarulhos foram informados de mudanças no seu itinerário.

A GOL está trabalhando na regularização deste tema e em breve ele estará normalizado. Todos os Clientes que já haviam adquirido passagens a partir de 1º de novembro terão garantidas as acomodações necessárias, honrando o itinerário de viagem de todos, conforme preveem as legislações em vigor.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Em Guarulhos, Prefeitura já prestou atendimento a mais de 640 afegãos...

0
De janeiro até o último dia 23 de setembro a Prefeitura de Guarulhos atendeu 648 afegãos que chegaram ao Brasil pelo