Uma simples tangerina causa atraso em voo e deixa passageiros furiosos

Airbus A320 da Swiss

Atrasos em voos sempre deixam passageiros desconfortáveis, mas muitas vezes tais infortúnios estão ligados à segurança da operação e requerem a paciência de todos. Nesta semana, por exemplo, uma ocorrência um tanto quanto diferente ganhou repercussão, quando uma passageira fez com seu voo fosse atrasado após comer uma simples e cítrica tangerina (também chamada de mexerica ou bergamota, dependendo a região do Brasil).

O caso ocorreu a bordo do Airbus A320 de matrícula HB-JDF, da companhia aérea Swiss, que realizaria o voo LX-2155 entre Palma De Mallorca, na Espanha, para Zurique, na Suíça, no último domingo (16).

Mexerica da discórdia

De acordo com o site 20 Minutes, tudo começou quando a passageira, identificada como Andrea, embarcou na aeronave após passar as férias na cidade espanhola. Ao sentar em seu assento, a mulher começou a assistir a um filme usando seu seu fone de ouvido.

Mas nem tudo foi paz na vida da jovem, que contou ao jornal o que aconteceu em seguida. “Uma comissária de bordo abordou-me pouco depois. Pareceu-me que ela me perguntou se eu queria comer alguma coisa, mas como eu estava com os fones de ouvido, não a entendi direito e respondi que não“, relata a passageira. Sem serviço de bordo gratuito, a passageira então sacou e começou a comer uma tangerina que levava a bordo.

Pouco tempo depois, percebendo uma movimentação diferente do normal, a passageira retirou seu fone de ouvido e soube por outros passageiros que a tripulação estava procurando de onde vinha o cheiro. Andrea então se direcionou ao comissário de bordo e relatou que havia comido a fruta.

Ela conta que, depois disso, foi abordada com grosseria e o piloto veio ao seu assento irritado. Com um atraso de quase 50 minutos, a passageira comenta: “Nunca pensei que uma tangerina pudesse causar um atraso tão grande“. 

A aeronave pousou no destino com cerca de 30 minutos de atraso, com alguns passageiros tendo que ser levados para o voo de conexão em uma van e outros perderam suas conexões. A mulher descreve sua situação, dizendo que alguns passageiros ficaram com raiva devido ao contratempo, e que ela tentou sorrir, apesar de entender a situação desagradável que causou.

Por que uma fruta causou um atraso?

Conforme explicou a Swiss posteriormente, o vazamento de líquidos a bordo pode ser o motivo de um cheiro cítrico e isso poderia representar um risco de segurança, dependendo do líquido. Quando os tripulantes sentiram o cheiro, começaram a investigar o que poderia ser, supondo que ele vinha de algum vazamento na aeronave e, inicialmente, não suspeitando que se tratava de uma inocente fruta.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias