![](https://aeroin.net/wp-content/uploads/2024/12/B-52-F-15-1024x683.jpg)
O Comando Militar Central dos Estados Unidos da América (CENTCOM) informou que realizou dezenas de ataques aéreos de precisão contra campos e operativos conhecidos do ISIS no centro da Síria, nesta domingo, 8 de dezembro de 2024.
As ofensivas tiveram como objetivo desarticular, enfraquecer e derrotar o grupo terrorista islâmico, impedindo que ele organize operações externas ou aproveite a situação atual da queda do regime do ditador sírio Bashar al-Assad para se reestruturar na região.
A operação atingiu mais de 75 alvos utilizando diversos recursos da Força Aérea dos EUA, incluindo bombardeiros Boeing B-52H Stratofortress, caças Boeing F-15E Strike Eagle e aeronaves Fairchild Republic A-10C Thunderbolt II. Avaliações dos danos estão em andamento, e não há indícios de vítimas civis, segundo informa o CENTCOM.
Os EUA, em parceria com aliados e parceiros regionais, continuará a conduzir operações para reduzir a capacidade operacional do ISIS, mesmo durante este período dinâmico na Síria.
“Não deve haver dúvidas – não permitiremos que o ISIS se reorganize e tire proveito da situação atual na Síria”, afirmou o General do Exército Michael Erik Kurilla, chefe do CENTCOM. “Todas as organizações na Síria devem saber que serão responsabilizadas caso colaborem ou apoiem o ISIS de qualquer forma.”
— U.S. Central Command (@CENTCOM) December 8, 2024
U.S. Central Command (CENTCOM) forces conducted dozens of precision airstrikes targeting known ISIS camps and… pic.twitter.com/E7CUPuPehf