Está prestes a decolar a primeira ‘companhia aérea vinícola’ do mundo

Saab 340B – Imagem: SAAB

Dois produtores de vinho da Nova Zelândia decidiram lançar sua própria “companhia aérea virtual”, seguindo um modelo de negócio em que a empresa vende os assentos do voo, mas não é a real dona ou operadora da aeronave. O nome da empresa, por sua vez, é Invivo Air, em homenagem à vinícola com o mesmo nome localizada em Auckland.

Como parte do projeto, um voo inaugural está sendo agendado ainda no primeiro semestre de 2022 de Auckland para Queenstown, em uma aeronave Saab de 34 lugares fretada – presumivelmente um S340A ou S340B. No entanto, ainda não há muitas informações.

Os residentes da Nova Zelândia acima de 18 anos que desejam viajar no primeiro voo foram solicitados a registrar seus dados no site da empresa até 31 de março de 2022, mas nenhum outro detalhe foi divulgado.

De acordo com um comunicado no final do ano passado, o objetivo do que está sendo apontado como a primeira “companhia aérea vinícola do mundo” é promover o turismo doméstico após a reabertura das fronteiras, considerado o consenso local de que o pico da pandemia do COVID-19 já passou.

Metade dos assentos no voo inaugural seriam gratuitos, com prioridade dada à equipe de hospitalidade e turismo de Auckland, que foi afetada pelo bloqueio e aos Aucklanders que não viram sua família ou amigos de Queensland e de outros lugares da Ilha do Sul em 2021, devido justamente ao fechamento das fronteiras.

Os cofundadores da Invivo, Tim Lightbourne e Robin Cameron, aproveitaram para fazer um comunicado com essas atualizações, além de comentar que estudam realizar outras rotas. Apenas não ficou claro qual a relação os “vinhos” com a aérea, além de os donos serem os donos da vinícola, mas é fato que chamar a empresa de “primeira companhia vincícola do mundo” tem uma baita apelo de marketing.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias