União Europeia aprova o uso de tecnologia 5G a bordo de aviões comerciais

Os passageiros que viajam dentro da União Europeia poderão usar seus telefones celulares ao máximo de sua capacidade e recursos, após uma decisão da Comissão Europeia permitir que as companhias aéreas forneçam a mais recente tecnologia 5G em seus aviões, juntamente com as gerações anteriores de tecnologia móvel. 

Como mostra a reportagem da Bloomberg, Thierry Breton, comissário para o mercado interno, afirmou que “o 5G permitirá serviços inovadores para as pessoas e oportunidades de crescimento para as empresas europeias. O céu não é mais um limite quando se trata de possibilidades oferecidas pela conectividade super rápida e de alta capacidade”.

Desde 2008, uma decisão da Comissão reservou determinadas frequências para comunicações móveis em aviões, permitindo às companhias aéreas fornecer mensagens, chamadas telefónicas e serviços de dados aos passageiros que voam na UE. Esta atualização da decisão abre caminho para a implantação generalizada de serviços 5G.

O serviço é prestado dentro da cabine de uma aeronave equipada com equipamentos de rede especiais para conectar os usuários e rotear chamadas, textos e dados, normalmente via rede de satélite, entre o avião e o rede móvel terrestre.

A decisão de alteração estabelece as bases para inovações na indústria automotiva e, potencialmente, para aplicações do chamado “Metaverso”. A questão permanece se as companhias aéreas estão ansiosas para trazer essa tecnologia a bordo. E que os passageiros estão dispostos a pagar o preço pela conexão de dados de altíssima velocidade.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias