Início Empresas Aéreas

União Europeia bane aérea do Egito e outra da Turquia por ligações com a Rússia

A União Europeia baniu uma empresa do Egito e outra da Turquia por sua ligação e proximidade com a Rússia. Como parte das sanções da invasão russa na Ucrânia, que já dura 2 anos, a União Europeia não permite que aeronaves registradas na Rússia ou de empresas deste país voem no seu espaço aéreo, cortando as ligações aéreas.

E agora as sanções foram contra a Air Cairo do Egito e a Southwind Airlines da Turquia, que agora não poderão voar sob nenhuma hipótese dentro do espaço aéreo europeu.

As suspeitas de ligações com a Rússia começaram pela Southwind, que foi criada logo após a invasão começar, em abril de 2022. Autoridades da Finlândia receberam o pedido de voos entre Antália, na Turquia, e Helsinque, e ao investigar a empresa notaram que boa parte dos seus empregados e todos os seus 3 aviões Airbus na época, vieram da Nordwind Airlines, uma empresa aérea russa, de nome curiosamente parecido.

Segundo o Kyiv Post, também foram encontrados indícios que o dono da Nordwind, a Pegas Touristik, também seria uma acionista da Air Cairo através de uma empresa de fachada, e 360 Investments.

A outra acionista da Air Cairo é a empresa de bandeira egípcia, a Egypt Air, que até o momento não comentou o caso.

Sair da versão mobile