Início Mercado

União Europeia coordena mais seis voos da Ponte Aérea Humanitária para Gaza

Imagem: Chalabala, via Depositphotos

A União Europeia está intensificando seus esforços para fornecer assistência humanitária à Faixa de Gaza, programando mais seis voos da Ponte Aérea Humanitária. Dois voos de Brindisi, na Itália, partirão com 55 toneladas de produtos doados pela UE para o Programa Alimentar Mundial, incluindo suprimentos logísticos para aumentar a eficiência das organizações humanitárias.

Estão planejados mais três voos saindo de Bucareste, transportando materiais de abrigo doados pela Romênia, e um voo saindo de Ostende, na Bélgica, com suprimentos das agências da ONU.

Com isso, chega a 14 o número total de voos da ponte aérea da UE, transportando mais de 550 toneladas de ajuda de emergência para o Egito, para rápida implementação através da passagem da fronteira de Rafah.

A presidente Ursula von der Leyen enfatizou o compromisso da UE com as necessidades humanitárias de Gaza, afirmando que oito voos já chegaram ao Egito e mais seis estão planejados. A UE aumentou em quatro vezes a assistência humanitária a Gaza em 2023, totalizando mais de 100 milhões de euros, com o objetivo de apoiar os parceiros em seu trabalho humanitário vital.

Essas ações da UE estão alinhadas com as conclusões do Conselho Europeu de 26 de outubro, que defendem o acesso rápido e seguro à assistência humanitária para as pessoas necessitadas, incluindo a exploração de corredores humanitários. A UE ativou a operação da Ponte Aérea Humanitária para facilitar a entrega de carga humanitária, e o Mecanismo de Proteção Civil foi mobilizado para auxiliar nos voos de repatriamento do Egito e de Israel.

A assistência humanitária da UE aos palestinos está em andamento desde 2000, apoiando famílias vulneráveis afetadas por emergências e crises.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile