Unifesp assina acordo com Embraer na área de tecnologia de pintura e personalização de aviões

Embraer 195 – Imagem meramente ilustrativa – Fonte: Embraer

O Centro de Inovação em Materiais (CIM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), unidade que integra a rede Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), assinou no último dia 31 de maio um acordo de parceria com a Embraer, com o objetivo de desenvolver e validar a tecnologia de pintura e personalização de aviões.

O projeto receberá recursos financeiros oriundos da Embraer, Embrapii e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), assim como recursos econômicos oriundos da própria Unifesp.

De acordo com o pesquisador Maurício Pinheiro de Oliveira, coordenador do projeto, o intuito é validar a tecnologia de impressão digital em revestimentos e superfícies aeronáuticas, visando o desenvolvimento de processos menos agressivos ao meio ambiente e mais customizados para o setor, além de viabilizar a interação entre a Embraer e o CIM-Unifesp.

O projeto corresponde à segunda etapa dos estudos para desenvolver e validar a tecnologia de configuração de aviões, iniciados em 2018 no CIM-Unifesp. Ele contará com a participação dos pesquisadores do CIM-Unifesp Lília Muller Guerrini, especialista em reologia de polímeros e tintas, e Celso Molina, especialista em filmes finos. Também participarão do projeto alunos de graduação e pós-graduação, técnicos do CIM-Unifesp e engenheiros da Embraer.

Segundo Rogério Scafutto Scotton, coordenador do projeto na Embraer, “apesar dos benefícios já conhecidos com a tecnologia, a implementação no segmento aeronáutico ainda carece de estudos mais aprofundados, além do entendimento às exigências normativas do setor”.

Informações da Unifesp

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias