United Airlines deve assumir a área que foi da TAP M&E no Rio de Janeiro; há vagas abertas

Na manhã deste sábado (25) deu-se a conhecer que a United Airlines seria a empresa mais cotada para assumir a área industrial do aeroporto internacional do Rio de Janeiro, especificamente onde está o grande hangar que pertenceu à Varig e, mais recentemente, à TAP Air Portugal. Além disso, a empresa dos Estados Unidos abriu ontem algumas vagas de manutenção para o Rio de Janeiro, as quais foram publicadas na internet.

Fontes próximas do processo disseram ao AEROIN que a ideia é que a companhia aérea assuma o local em dezembro para começar a operar no início de 2023. No local, seriam abertas cerca de 400 vagas. Importante destacar que ainda não hpuve um comunicado oficial sobre o assunto.

O interesse pelo local é facilmente justificável, não apenas pelo fato da estrutura estar pronta, mas também por contar com mão de obra treinada e que rapidamente poderia retornar aos seus postos de trabalho.

A maior rival da United, a American Airlines, já possui uma estrutura semelhante no aeroporto de Guarulhos, onde presta serviço às suas aeronaves nos intervalos entre os voos. Para empresas com malhas aéreas enormes, como as americanas, ter centros de manutenção pelo mundo ajuda na gestão e disponibilidade de frota.

VAGAS – na rede LinkedIN, a United Airlines abriu duas vagas na data de ontem, sendo uma delas para o cargo de “Manager – Intl Aircraft Maintenance” e outra para “Supervisor Engineer – Aircraft Maintenance”. Esse movimento por parte da empresa pode endossar a informação dada pelas fontes.

SAÍDA DA TAP – Apesar da carteira de clientes e de ser um negócio promissor, a empresa aérea portuguesa TAP precisou abrir mão de algumas linhas de receita para que pudesse ser habilitada pela Comissão Europeia a um resgate bilionário por parte do governo português. A TAP M&E no Brasil foi um desses negócios dos quais a TAP saiu. O financiamento estatal, que também garantiu sua reestatização, visava salvar o negócio principal da empresa nacional de um colapso, em meio à crise causada pela pandemia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias