Início Empresas Aéreas

United Airlines investe em nova aeronave elétrica ES-19 para que ela decole até 2026

Concepção gráfica do avião ES-19 nas cores da United Express – Imagem: United Airlines

A United Airlines Ventures (UAV), fundo de investimentos de risco do grupo United, anunciou hoje (13) que, junto com a Breakthrough Energy Ventures (BEV) e a Mesa Airlines, investiu na startup de aeronaves elétricas Heart Aerospace.

A Heart Aerospace está desenvolvendo o ES-19, uma aeronave elétrica de 19 assentos que tem potencial para transportar passageiros a até 250 milhas (400 km) antes do final desta década.

Além do investimento da UAV, a United Airlines concordou condicionalmente em comprar 100 aeronaves ES-19, uma vez que a aeronave atenda aos requisitos de segurança, negócios e operacionais da United. A Mesa Airlines, principal parceira estratégica da United para colocar aeronaves elétricas em serviço comercial, também concordou em adicionar 100 aeronaves ES-19 à sua frota, sujeito a requisitos semelhantes.

A UAV declara que está construindo um portfólio de empresas que se concentram em conceitos inovadores de sustentabilidade e criam as tecnologias e produtos necessários para construir uma companhia aérea neutra em carbono e alcançar as metas de emissões líquidas de gases de efeito estufa da United.

Com este novo acordo, a United está aprofundando seu compromisso de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 100% até 2050, sem depender das tradicionais compensações de carbono, além de possibilitar o crescimento da Heart Aerospace e participar do desenvolvimento de aeronaves que reduzirão as emissões de gases de efeito estufa ao voar.

“A Breakthrough Energy Ventures é a voz líder dos investidores que apoiam a criação de tecnologia de energia limpa. Compartilhamos a visão de que temos que construir empresas que tenham potencial real para mudar a forma como as indústrias operam e, em nosso caso, isso significa investir em empresas como a Heart Aerospace, que está desenvolvendo um avião elétrico viável”, disse Michael Leskinen, vice-presidente de desenvolvimento e relações com investidores da United, bem como presidente do UAV.

A UAV e a BEV estão entre os primeiros investidores na Heart Aerospace, demonstrando confiança no design da Heart e criando potencial para a Heart acelerar a introdução do ES-19 no mercado já em 2026.

“A aviação é uma peça crítica de nossa economia global. Ao mesmo tempo, é uma importante fonte de emissões de carbono e um dos setores mais difíceis de descarbonizar”, disse Carmichael Roberts, da Breakthrough Energy Ventures.

“Acreditamos que as aeronaves elétricas podem ser transformadoras na redução das emissões da indústria e permitir viagens regionais de baixo custo, silenciosas e limpas em grande escala. A equipe visionária da Heart está desenvolvendo uma aeronave em torno de sua tecnologia própria de motor elétrico que permitirá que as companhias aéreas operem por uma fração do custo de hoje e tem o potencial de mudar a maneira como voamos”, complementa Roberts.

Ao utilizar motores elétricos em vez de motores a jato e baterias em vez de combustível de jato, a aeronave ES-19 da Heart terá zero emissões operacionais.

Com capacidade para 19 passageiros, a aeronave ES-19 também será maior do que qualquer um de seus concorrentes totalmente elétricos e será projetada para operar com os mesmos tipos de baterias usadas em carros elétricos.

Uma vez operacional, o ES-19 poderia operar em mais de 100 das rotas regionais da United fora da maioria de seus hubs. Algumas dessas rotas incluem Chicago O’Hare International Airport (ORD) para Purdue University Airport (LAF) e San Francisco International Airport (SFO) para Modesto City-County Airport (MOD).  

“Aeronaves elétricas estão acontecendo agora – a tecnologia já está aqui”, disse Anders Forslund, CEO da Heart Aerospace. “Não poderíamos estar mais orgulhosos de fazer parceria com a United, Mesa e BEV para levar nossas aeronaves ES-19 ao mercado. Não consigo imaginar uma coalizão mais forte de parceiros para avançar em nossa missão de eletrificar as viagens aéreas de curta distância.”

“Esperamos que o mercado de viagens aéreas regionais de curta distância desempenhe um papel fundamental na evolução das aeronaves elétricas. À medida que a tecnologia da bateria melhora, as aeronaves de maior tamanho devem se tornar viáveis, mas não vamos esperar para começar a jornada”, disse Leskinen. “É por isso que estamos ansiosos para começar nosso trabalho na United com a Heart, para que, juntos, possamos dimensionar a disponibilidade de aviões elétricos e usá-los para voos de passageiros nos próximos cinco anos.”

Informações da United Airlines

Sair da versão mobile