Universidade cria conceito de cabine que transforma avião em uma ‘Starbucks’

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A maioria das cabines econômicas das companhias aéreas é semelhante, com fileiras de assentos apertados e projetados para maximizar a capacidade da aeronave. Mas, para dar um tom inventivo a esse mercado, ao passo em que procura tendências para o futuro, foi criado o Crystal Cabin Awards. Nele, empresas apresentam conceitos que poderiam ser usados em breve a bordo de aeronaves.

E assim, no final de março, foram divulgados os resultados do 14º Crystal Cabin Awards, a partir de uma cerimônia virtual desde Hamburgo, na Alemanha. 

Com um amplo espectro de inovação e envolvimento com os desafios atuais, os vencedores deixam claro que a indústria da aviação não está parada, apesar da crise atual. Na categoria “Universidade”, o destaque ficou com a Universidade de Cincinnati, que já tinha chegado à final em 2019.

O cobiçado troféu foi garantido pela cabine chamada de Coffee House Cabin, que é composta de uma longa mesa para reuniões para trabalhos produtivos e coffee breaks com bastante networking, enquanto voa. Tudo isso impulsionado pela ideia de que, num futuro não muito distante, a disponibilidade de conexões wi-fi de alta velocidade a bordo das aeronaves será algo comum.

A ideia imagina os passageiros pagando mais do que econômica, mas menos do que a primeira classe, por um assento ideal para realizar reuniões, realizar de trabalhos à distância ou apenas desfrutar de uma xícara de café. A grande questão gira em torno do como conciliar tal rotina com as dos passageiros que desejarem descansar.

Essas ideias premiadas são apenas conceitos por enquanto, mas também são um vislumbre de como a experiência da companhia aérea pode mudar no futuro próximo. Veja abaixo um vídeo da Airbus que mostra como devem ser as cabines das aeronaves daqui a apenas 10 anos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias