Início Empresas Aéreas

LATAM Brasil deve reduzir seus quadros entre 34% e 41%

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Durante live do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) realizada no começo da noite desta quarta-feira (3), foram divulgados detalhes sobre as reduções de excedentes de pessoal esperados pela LATAM Brasil e os números surpreendem. Assista à live do SNA abaixo (espere carregar).

Para os pilotos, a empresa entende que possui um excedente de 34% colaboradores para os próximos dezoito meses, o que se traduz em 700 comandantes a mais nos seus quadros e que devem sair da empresa.

Enquanto isso, referente aos tripulantes, está sendo proposta uma redução de 41% para os próximos doze meses, o que resulta em 2.058 comissários a menos.

No total, são quase 2.800 profissionais excedentes.

Segundo membros do sindicato, a empresa defende que essas mudanças sejam permanentes, ou seja, não haverá programas de licenças ou outras medidas alternativas. Essa decisão seria tomada para assegurar maior competitividade com relação ao mercado e as escolhas baseiam-se em atitudes tomadas por outras empresas aéreas.

Um dos compromissos que o sindicato propõe é que a empresa abra programas de saída voluntária e que crie uma proposta alternativa em que recontrate os mesmos funcionários desligados no futuro, na medida em que a situação da companhia aérea melhore.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile