Urubu faz Boeing 737 da Modern realizar 26 órbitas de espera sobre Manaus

Boeing 737-400F da Modern Logistics

Um Boeing 737 da companhia aérea cargueira Modern Logistics se chocou contra um urubu durante a decolagem e precisou retornar à origem, após realizar diversas órbitas de espera. O incidente foi registrado no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)

De acordo com o relatório e também dados da plataforma RadarBox de rastreamento online de voos, a ocorrência envolveu com o Boeing 737-300F, registrado PP-YBD, que deveria realizar o voo entre Manaus, no Amazonas, e Campinas, no interior de São Paulo, na última sexta-feira (11).

A aeronave decolou do Aeroporto Eduardo Gomes às 16h14 (horário local), para realizar o voo WD-9203 com dois tripulantes e um extra. Durante a fase de subida, um urubu se chocou contra o motor número 1 (da asa esquerda). A tripulação então inciou os procedimentos e cheklists relacionados aos fatos e inciaram órbitas de espera.

A imagem abaixo, obtida através do RadarBox, mostra a trajetória da aeronave, que precisou realizar uma espera com duração de cerca de duas horas, antes de prosseguir para o pouso no aeroporto. Ao todo, a aeronave realizou 26 órbitas, possivelmente para queima de combustível.

A aeronave pousou sem novas intercorrências e os danos, segundo o CENIPA, foram leves. Conforme os registros do RadarBox, o jato ainda permanece em solo desde o incidente.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias