USAF coloca mais US$ 60 milhões no avião supersônico de passageiros da Boom

A Boom Supersonic, a empresa aeroespacial que está construindo um avião supersônico de passageiros, anunciou na terça-feira (11) que firmou uma parceria estratégica de três anos com a Força Aérea dos EUA (USAF) no valor de até US$ 60 milhões.

A Força Aérea concedeu este contrato à Boom por meio de seu braço de inovação, AFWERX, e sua divisão AFVentures, que é projetado para acelerar tecnologias comerciais. O contrato concedido à Boom é um dos maiores investimentos do programa e um compromisso significativo com o futuro supersônico da aviação.

O contrato acelerará a pesquisa e o desenvolvimento do Overture, o avião comercial da Boom. Ele vai levar de 65 a 88 passageiros com o dobro da velocidade dos aviões de hoje. Projetado para funcionar com combustíveis de aviação 100% sustentáveis, o Overture espera-se que seja a primeira grande aeronave comercial a ter zero carbono líquido desde o primeiro dia.

O avião supersônico estará pronto para entrar em produção em 2023, ser lançado em 2025 e começar a transportar passageiros até o final da década.

O financiamento da USAF acelerará iniciativas críticas de design e desenvolvimento, incluindo testes em túnel de vento e definição do sistema de propulsão. O valor representa um aumento substancial no investimento financeiro da Força Aérea na Boom após um contrato concedido em setembro de 2020.

“Estamos orgulhosos do apoio contínuo da Força Aérea e do reconhecimento da liderança da Boom em voos supersônicos – e vemos nossa parceria como mutuamente benéfica”, disse o fundador e CEO da Boom, Blake Scholl.

Um jato militar derivado do Overture poderia oferecer à Força Aérea capacidade em transporte global ultra-rápido. Os usuários em potencial incluem transporte executivo; Inteligência, Vigilância, Reconhecimento; Forças de Operações Especiais; e as Forças Aéreas do Pacífico (PACAF).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Boeing 777-200ER PIA Pakistan International Airlines

Dando prejuízo há 11 anos, aérea paquistanesa PIA pode passar para...

0
No contexto da decidida privatização da Pakistan International Airlines (PIA), grandes líderes globais como Arábia Saudita, Emirados Árabes